Por Isabela Pereira/Secom
Publicada em 09/09/2021 às 12h03
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou, nessa segunda-feira (6), a solenidade de abertura do 1° Curso de Operações Táticas Especiais (Cote), da Polícia Civil. A capacitação terá duração média de 90 dias e conta com a participação de mais de 40 alunos de vários estados do Brasil e de várias instituições da Segurança Pública.
A cerimônia, que marcou oficialmente o início do curso, aconteceu no auditório do campus Calama do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Porto Velho, e contou com a presença do secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, do diretor-geral da Polícia Civil, Samir Abboud, do coordenador do Cote, Lúcio André Santos, e do superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, Rômmel Pessoa.
O curso é voltado para a formação de agentes de operações especiais, capaz de atuar nas mais diversas operações e ambientes de responsabilidade da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), que é uma unidade de operações policiais especiais da Polícia Civil do Estado de Rondônia destinada a prestar apoio tático operacional e planejamento tático às unidades da corporação.
Curso tem participação de PRFs, policiais penais e civis
A formação terá diversos módulos, como: sobrevivência em área de selva, operações ribeirinhas, patrulha rural, combate em ambientes confinados, montanha, operações aerotransportadas, dentre outras. Além dos policiais civis, participam também os policiais penais e policiais rodoviários federais.
O secretário da Sesdec, coronel Pachá, lembrou o quanto esse curso foi aguardado e destacou que quanto mais policiais forem capacitados, mais poderá se combater a criminalidade. “Nós estamos investindo em novos equipamentos, de boa qualidade, para que os senhores possam trabalhar com melhor conforto. Não desistam do curso, muitos conseguiram, vocês também conseguem”, destacou.
Para o diretor-geral da Polícia Civil, Samir Abboud, todos que se inscreveram já são guerreiros. “Eu quero parabenizar a todos os alunos que estão realizando este curso, e gostaria de dizer, especialmente aos policiais civis, que vocês são um orgulho para a Polícia Civil do Estado de Rondônia”.