Por AFP
Publicada em 08/09/2021 às 10h16
Os marroquinos votam nesta quarta-feira (8) nas eleições legislativas e locais que vão decidir o futuro do partido islâmico PJD, há uma década no poder.
As seções eleitorais abriram às 8h locais (4h no horário de Brasília) e fecham as portas às 19h locais (15h em Brasília). As primeiras estimativas de resultados devem começar a serem divulgadas à noite.
Pela primeira vez, cerca de 18 milhões de marroquinos poderão votar no mesmo dia para eleger os 395 deputados da Câmara dos Deputados e mais de 31.000 líderes comunais e regionais. Nas eleições legislativas de 2016, a participação foi de 43%.
O chefe de governo sai do partido que liderar as eleições legislativas. Ele é nomeado pelo rei Mohamed VI e forma um Executivo por um mandato de cinco anos.
Neste reino de 36 milhões de habitantes, porém, as grandes decisões em setores estratégicos, como agricultura, energia e indústria, partem de iniciativas do monarca.
O Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD, um islâmico moderado), liderado pelo primeiro-ministro em final de mandato Saad-Eddine El Othmani, espera se reeleger para uma terceira administração.