Por Liliane Melo
Publicada em 08/09/2021 às 15h05
Após quase dois anos funcionando com atendimentos online, o Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA ) retoma gradativamente, seu atendimento presencial, sendo os atendimentos alternados realizados de forma híbrida, uma semana presencial, na outra online, até que tudo volte à normalidade.
O retorno está baseado no protocolo de segurança onde haverá acolhimento inicial das famílias e profissionais voluntários e orientações para o uso das dependências e realização das terapias. A instituição está aberta para receber novos voluntários, o que possibilitará abertura de novas vagas.
No final de 2019 o projeto atendia 26 crianças e tinha 32 voluntários. Em 2020 devido a Covid-19 foram iniciados os atendimentos online com 15 crianças e 23 voluntários. Este ano, mesmo com a pandemia, houve a adesão de 15 novos terapeutas.
O CMMAA é um dos braços de assistencialismo da Associação Wesleyana de Ação Social (AWAS) que faz parte da Igreja Metodista Wesleyana Central de Porto Velho. De acordo com a coordenação do projeto, mesmo sem atendimento presencial a Igreja continuou mantendo as despesas do local sem abrir mão do projeto e acolhendo as famílias e com a doação de cestas básicas.
De forma online a equipe multidisciplinar do CMMAA realizou as terapias online das crianças e adolescentes inclusos no projeto e fornecendo apoio às famílias através de atendimento terapêutico neste período de pandemia por conta da Covid-19, principalmente pelos profissionais voluntários psicólogos.
De acordo com a coordenadora do Centro, Marxlene Bezerra, o projeto nasceu com o objetivo de incluir os autistas na sociedade. Criado em junho de 2012, o Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor atende crianças e adolescentes entre 4 e 16 anos, que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Porto Velho.
Interessados em se voluntariar devem entrar em contato pelo WhatsApp 99217-8839. O CMMAA está localizado à Rua Paulo Leal, 454 – centro.