Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 15/09/2021 às 10h04
A Prefeitura de Vilhena convocou cinco técnicos em enfermagem para atuar na UPA 24h a fim de ampliar e melhorar os serviços no local. Das cinco convocadas, duas já estão prestando atendimento na unidade. Além disso, um médico visitador dos pacientes em observação foi providenciado, atuando durante o período da manhã para desafogar o atendimento na unidade, que aumentou 70% em relação ao número de atendimentos realizado no pronto-socorro no Hospital Regional de Vilhena (HRV).
"Nós temos buscado contratar profissionais em todas as áreas para podermos atender a demanda da nossa cidade e também de outras cidades da região. A UPA já está atendendo mais pessoas que o pronto-socorro atendia quando era no Regional e isso exige mais profissionais. É o que estamos fazendo", explica Siclinda Raasch, enfermeira e secretária municipal de Saúde.
O diretor da UPA, Frank Feitosa, informou que tanto os servidores quanto a população já conseguiram se habituar ao novo local para atendimentos de urgência e emergência. "Já estamos com a UPA em funcionamento desde o dia 10 de agosto e rapidamente percebemos que a população entendeu sobre o pronto-socorro ter sido deslocado para esta unidade. Os servidores que não faziam parte desta unidade também já nos primeiros dias conseguiram se estabelecer. Esses técnicos que estão vindo somarão a nossa equipe e poderemos manter um atendimento de qualidade a população", garantiu.
O quarto médico permanecerá na unidade durante a parte da manhã fazendo avaliações e atendimentos em todos os pacientes em observação. “Temos três setores de internação provisória na UPA, um para homens, outro para mulheres e outro para crianças, que está até decorado com adesivos infantis. Esses leitos recebem pacientes que precisam de estabilização ou aguardam liberação de leitos no HRV ou já em outras cidades. O médico visitador fará o controle deles, evitando que os médicos das urgências ou das clínicas precisem parar de atender para ir até os leitos”, diz Siclinda.
Frank destaca que nesta semana está tratando também com o Governo do Estado para a disponibilização de sistema para agilizar a classificação de risco de cada paciente. Dessa forma, todos poderão entender o fluxo de prioridades no atendimento e os profissionais da triagem terão mais agilidade no encaminhamento do paciente.
O diretor do HRV, Clair Cunha, também informou que foram convocados 16 técnicos em enfermagem para atender na Unidade. "Nós fizemos a convocação no começo da última semana em substituição a servidores que pediram exoneração ou que se aposentaram. Em breve já iremos estar contando com esses novos servidores", explica.
MAIS ATENDIMENTOS - Nos primeiros 30 dias de funcionamento da UPA foram registrados ao todo 6.098 atendimentos, sendo 4.359 atendimentos durante o dia e 1.739 a noite, um aumento de cerca de 70% em relação ao número de atendimentos realizados enquanto o pronto-socorro funcionava no HRV.
A UPA 24h fica localizada na avenida Juracy Correa Muller, no parque São Paulo, a 200 metros da avenida Paraná. Dúvidas, pedidos, críticas e sugestões podem ser enviadas para o WhatsApp institucional da Saúde, 3322-2945.