Por Rondoniadinamica
Publicada em 10/09/2021 às 10h29
Porto Velho, RO – Prestes a encerrar o mandato iniciado no dia 1º de janeiro de 2019, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB/RO), Elton Assis, esteve na manhã desta sexta-feira (10) na redação do Rondônia Dinâmica.
Com 29 anos de exercício profissional militando na entidade de classe desde 1996 onde iniciou suas atividades como defensor dativo e membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da instituição, Assis também oficiou como presidente da Comissão de Direitos Humanos à época do massacre do Urso Branco e foi conselheiro federal duas vezes antes de presidir a OAB/RO.
Ele prestou contas sobre a sua gestão abordando os principais pontos administrativos realizados no período de três anos. Seu ciclo diretivo encerra no dia 31 de dezembro.
“A OAB/RO atuou nesses três anos ao lado da sociedade, promovendo ações para contribuir com o combate à pandemia, pela defesa das prerrogativas advocatícias e dialogando com todas as instituições como o Tribunal de Justiça (TJ/RO), Ministério Público (MP/RO) e outras”, anotou.
Em sua gestão, já no primeiro ano, segundo ele, houve uma adaptação fiscal para que entidade recuperasse sua autonomia financeira com ajuda do Conselho Federal.
O presidente crê que em pouco tempo a entidade será autossuficiente vendo este ponto como o mais forte de todo o seu período à frente da OAB/RO, isto sem contar a inauguração da subseção de Cacoal, a segunda maior de Rondônia.
“O Conselho Federal exigiu que a OAB/RO diminuísse as despesas para contribuir com essa restruturação econômica. E foi o que nós fizemos. Apertamos o cinto e logo a instituição será independente”, alegou.
Apesar de sua atuação, Elton Assis alegou que não concorreria à reeleição e cumpriu a promessa. Está apoiando, desde já, a postulação do jovem advogado Márcio Nogueira, que, apesar de novo, tem vasta experiência tanto como advogado como nas hostes administrativas da Ordem.
“Estou apoiando o Márcio Nogueira, secretário-geral da OAB/RO. É um profissional preparado e acompanha as últimas gestões de sucesso na entidade. Esse grupo, que vem desde o Andrey Cavalcante, é vencedor, tem aprovação de muitos advogados e conseguiu reerguer a imagem da Ordem”.
Para Assis, Nogueira é um vanguardista na parte tecnológica da OAB/RO.
“Antes todos os processos e procedimentos eram físicos. Hoje ele implementou tudo isso, modernizou, isto desde de a gestão do Andrey Cavalcante. Por isso vou com ele. Pela continuidade de algo construtivo, fórmula que está dando certo”, sacramentou.
Nota crítica à OAB nacional
O presidente da OAB/RO deixou claro seu posicionamento em relação a misturar assuntos da entidade com político e/ou viés ideológico.
Ele chegou a emitir uma Nota Oficial contrariando a visão do presidente do Conselho Federal, o advogado Felipe Santa Cruz, sobre os manifestos de causídicos no dia 7 de Setembro, independentemente da posição.
“Nós não concordamos com o pensionamento do Conselho Federal quando ele faz uma crítica contundente aos advogados e advogadas que participaram do 7 de Setembro. Existe o direito constitucional à Direito à livre manifestação e isto tem de ser preservado”, concluiu.