Por Hermes Rafael/Secom
Publicada em 06/09/2021 às 13h00
O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), alterou o 2º edital nº 27/2021 da a 2ª edição do Maestro Alkbal para credenciamento e seleção de curadores. O prazo de inscrição encerra às 23h59 do dia 6 de setembro.
A mudança é em relação a inscrição que, a partir de agora, pode ser feita via formulário publicado pela Sejucel, no endereço eletrônico: https://forms.gle/J7DpRwKBzu7T4oTx8.
Antes da alteração, só era possível fazer na plataforma do Sistema de Apresentação de Propostas Culturais (SAP) http://sapcultural.sistemas.ro.gov.br/EditalDeCategoria/EditaisAbertos.
De acordo com o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, a alteração/acréscimo do Edital ocorreu devido os entraves que apareceram durante as inscrições de diversos candidatos no sistema, impedindo o devido envio da documentação exigida para a fase inicial de seleção. “Como a documentação é de extrema necessidade dos pareceristas para avaliar os projetos, se fez necessário ter mais um meio de envio das propostas”, diz Bandeira.
A elaboração de formulário de inscrição externo, em complemento ao Sistema de Apresentação de Propostas Culturais, tem a finalidade de reduzir os prejuízos tanto para a o Governo quanto para a comunidade externa interessada em participar dos editais que serão publicados em breve, caso se atinja a quantidade necessária de curadores.
Os curadores selecionados vão atuar na apuração de projetos inscritos nos próximos editais que serão lançados pelo Governo do Estado. Os selecionados vão assumir a curadoria dos editais da Cultura da Sejucel.
O edital da 2ª edição do Maestro Alkbal tem abrangência nacional na modalidade chamamento público e prevê a seleção de 100 curadores para ficarem à disposição da Sejucel na prestação de serviço de seleção de projetos culturais.