Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 22/10/2021 às 14h54
Governador – O senador licenciado por 4 meses, para tratar de “assuntos particulares”, Confúcio Moura (MDB), segundo levantamentos técnicos efetuados por pessoas ligadas à área de pesquisa estaria bem cotado para disputar o cargo de governador, que ele já ocupou em duas oportunidades. As pesquisas abrangem o Estado todo e são para “consumo” interno, por isso não estão sendo divulgadas, mas quem tem acesso a elas garante que o senador licenciado deverá incomodar, caso realmente esteja na disputa da sucessão estadual nas eleições gerais do próximo ano, quando não serão eleitos, apenas prefeitos e vereadores, mas presidente da República, governadores, uma das três ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais,
Governador II – No caso de as eleições serem realizadas agora (as convenções, ainda, serão em abril do próximo ano) o MDB certamente estaria concorrendo com chapa “puro sangue” tendo Confúcio Moura como candidato a governador e o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, concorrendo a vice. Confúcio participou do encontro regional do MDB em Ji-Paraná, na última semana, organizado pelo presidente regional do partido, deputado federal Lúcio Mosquini e alertou, que nas eleições de 2022, não teremos coligações, portanto seria o momento de fortalecer as legendas concorrendo com nomes de pessoas filiadas. E está coberto de razões, pois os partidos têm que fortalecer seus candidatos que são bons de votos nas proporcionais e dar suporte à majoritária (presidente da República e governador).
Coligações – Os dirigentes partidários estão mobilizados para as eleições gerais do próximo ano. Eles terão missão hercúlea, porque não teremos coligações. Se antes os candidatos, bom de votos eram bem-vindos, pois devido a legenda, que ajudava a eleger mais companheiros das coligações, hoje eles são preteridos, porque, quem não tem potencial de voto, sabe que terá muitas dificuldades para se eleger, mas garantirá a eleição de quem for mais bem votado no partido, desde que seja atingido o quociente eleitoral de cada agremiação.
Coligações II – Sem pode coligar, os partidos maiores têm que investir forte nos seus candidatos que tenham maior participação junto ao eleitorado, seja pela popularidade, recursos financeiros ou organização. Nas eleições de 2018, teve candidato que somou quase 11 mil votos e não conseguiu se eleger. Já candidato com pouco mais de 6,5 mil votos se elegeu. Nas eleições de 2022 o candidato, para se eleger terá que ser bom de voto e ter mais um grupo de candidatos, que tenha condições de garantir o quociente eleitoral. O problema que os dirigentes partidários estão encontrando é colocar na disputa candidatos que se sujeitem a ajudar a eleger o colega, que todos sabem, que terá um potencial de voto bem maior. Os pequenos partidos terão muitas dificuldades para eleger deputados estaduais devido a carência de bons candidatos, que queiram enfrentar as urnas com a mínima possibilidade de sucesso.
Morar Melhor – A Prefeitura de Porto Velho irá construir uma escola no conjunto habitacional Morar Melhor. Graças a emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões liberada pelo deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO), será possível a construção da unidade escolar pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB). Esta semana Léo Moraes, o prefeito Hildon Chaves e a primeira dama Yeda Chaves estiveram reunidos com várias lideranças do Morar Melhor, para tratar do início das obras, que deverá ocorrer até o final do ano. O Morar Melhor é dividido em dois blocos que deve abrigar em torno de 10 mil pessoas. Na verdade, o conjunto Morar Melhor é uma microcidade.
Respigo
O vereador de Alta Floresta, Abel William Ribeiro (MDB) esteve na manhã de hoje (22) na sede da Escola do Legislativo, braço educacional da Assembleias Legislativa (Ale) em Porto Velho. Abel foi recebido pelo diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro e um dos assuntos da visita é a aplicação de cursos da escola aos servidores da Câmara Municipal visando a qualificação profissional +++ Amanhã (23) teremos vacinação itinerante contra o covid-19 em Porto Velho na loja Quéops, na avenida Amazonas, 7048, bairro Tiradentes, das 9h às 13h. Estarão sendo aplicadas vacinas da 2ª dose, a quem já foi vacinado há 28 dias, com a 1ª dose (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer) e a 3ª dose a quem já tomou a 2ª dose há 180 dias +++ Agradeço de coração a todos que hoje (22) lembraram da chegada dos 7.5. A partir de 2022 vou começar a reduzir e não aumentar, e, se conseguir zerar já estará de bom tamanho...