Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 21/10/2021 às 14h48
Senado – Um dos mais experientes políticos de Rondônia, o ex-ministro da Previdência Social, Amir Lando afirmou ao site “Extra de Rondônia”, de Vilhena, que deverá concorrer ao Senado nas eleições gerais de outubro do próximo ano. Amir é político tradicional do MDB e disse estar disposto a enfrentar as urnas em 2022. Um dos desafios de Amir é disputar a candidatura com o ex-senador Valdir Raupp, dentro do MDB, que confidenciou a amigos, que pretende concorrer à vaga ao Senado. Raupp, quando teve problemas nas eleições de 2018, teve que dividir os votos do partido, que ele comandava no Estado com Confúcio Moura. Na ocasião estavam em jogo duas das três vagas ao Senado. Raupp não se reelegeu, mas confidenciou às pessoas mais próximas, que pretende retornar ao Senado.
Senado II – Se em 2018 com duas vagas abertas, inclusive uma ocupada por Raupp o partido garantiu uma delas com Confúcio, pois o mais bem votado do Estado foi Marcos Rogério (DEM-RO), os adversários ficarão felizes caso o MDB tenha dois candidatos (Raupp e Lando), pois serão favorecidos com a divisão de votos no mesmo partido. O ex-senador Expedito Júnior, ainda, no PSDB, mas que deverá migrar para o PSD, presidido no Estado pelo filho Expedito Netto, deputado federal é candidato ao Senado. Nas eleições anteriores (2014 e 2018), quando concorreu ao governo do Estado apesar de disputar o segundo turno, Júnior não se elegeu, mas sempre obteve em torno de 30% a 35% dos votos bons. Como temos vários candidatos com potencial eleitoral dispostos a concorrer à vaga, hoje ocupada pelo senador Acir Gurgacz (PDT), que está inelegível, caso Expedito consiga 25% dos votos bons garantirá a vaga de senador. É uma previsão simples, mas real, pois Júnior é um político atuante, mesmo estando há anos sem mandato e nunca deixou de manter contato com suas bases.
Senador III – Tem mais políticos experientes e com potencial de voto para poder reivindicar a vaga ao Senado, além dos já citados. O ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), sempre citado como candidato a governador, tem condições de se eleger senador. Nas eleições de 2018 fez uma campanha simples ao Senado e somou mais de 195 mil votos. Caso Jesualdo concorra à vaga ao Senado e obtenha mais de 180 mil votos, tem muitas chances de se eleger senador. Há quem afirme que Jesualdo concorrerá à sucessão estadual, mas como as convenções partidárias só serão realizadas em abril do próximo ano e não teremos coligações, os bastidores da política estão a cada dia mais movimentados em Rondônia.
Senado IV – O PT que busca ao menos parte do espaço perdido nas eleições de 2018 e 2020, após o impeachment de a ex-presidente, Dilma Rousseff deverá ter a ex-senadora Fátima Cleide como candidata a senadora. É um nome sem mácula e que deixou uma boa folha de serviços prestados na sua passagem pelo Senado. Os deputados federais Jaqueline Cassol (PP) e Léo Moraes (Podemos), ambos presidentes regionais dos seus partidos são sempre citados com pretendentes pela vaga ao Senado, O empresário de Vilhena, Jaime Bagattoli, que disputou pela primeira vez uma eleição, foi candidato a senador pelo PSL, em 2018 e ficou como terceiro colocado, quando esteve em disputa duas vagas. Perdeu a segunda colocação para Confúcio Moura (MDB) por pouco mais de 18 mil votos. A disputa pela vaga de senador promete...
Goebel – Lógico que é hipótese, mas com muitas possibilidades de se tornar realidade. O deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena), anunciou que deverá deixar o partido para disputar a reeleição no próximo ano. Luizinho está exercendo o quarto mandato e com imensas possibilidades de conseguir o quinto em 2022. O deputado do Cone Sul é Líder do Governo na Assembleia Legislativa e vem realizando um trabalho dos mais elogiáveis na difícil função. Como o governador Marcos Rocha deverá assumir o comando do novo partido, o União Brasil, que surgiu com a fusão do DEM e do PSL certamente Luizinho estará assinando ficha de filiação à nova sigla partidária, logo que ela seja legalizada. Quem viver verá...
Respigo
Servidores do legislativo estadual com sorriso de orelha a orelha. É que a equipe da área de Finanças da Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) já depositou nas contas dos servidores os valores dos salários de outubro +++ O proprietário do Instituto de Pesquisas Phoenix, de Rondônia, Juvenil Coelho está realizando sondagens públicas para analisar os trabalhos dos governadores do Amazonas, Roraima, Acre, Amapá, Tocantins e Rondônia. Os resultados serão apresentados no próximo mês de novembro +++ O bloquete deveria ser mais bem utilizado pelas prefeituras de Rondônia nas obras de pavimentação de ruas e avenidas. O presidente da Ale, Alex Redano liberou, através de emenda parlamentar recursos de R$ 100 mil à Prefeitura de Buritis adquirir insumos para a fabricação de bloquetes +++ A prefeitura irá construir um estacionamento com o bloquete, que tem custo menor que o asfalto, é mais simples para assentar, além de ecológico. A Prefeitura de Ji-Paraná tem boa parte dos bairros pavimentados com bloquetes com excelente custo-benefício e o tipo de revestimento poderia ser mais bem utilizado nas obras de pavimentação nas cidades.