Por G1
Publicada em 28/10/2021 às 14h53
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (28) que sua controladora passará a se chamar Meta. O nome será usado para se referir à marca responsável pela rede social Facebook e por plataformas como Instagram e WhatsApp.
O anúncio foi feito pelo cofundador da empresa, Mark Zuckerberg, durante evento sobre realidade virtual e o chamado 'metaverso'.
"O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo. É uma marca icônica de rede social", disse o executivo. "Mas cada vez mais, não engloba tudo o que fazemos".
"Construir nossos aplicativos de redes sociais sempre será um foco importante para nós. Mas, nesse momento, nossa marca está tão ligada a um produto que não pode representar tudo o que fazemos hoje", continuou Zuckerberg.
"A partir de hoje, nossa empresa agora é Meta", disse Zuckerberg. Segundo o executivo, a mudança foi feita para ajudar a viabilizar o metaverso e representar melhor tudo o que a empresa faz.
Os aplicativos Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, e a empresa de dispositivos de realidade virtual Oculus seguirão com o mesmo nome. A novidade é que todas estarão sob o guarda-chuva da Meta.
A situação é parecida com o Google, que tem a Alphabet como controladora.
Mudança em meio a vazamentos
O anúncio do novo nome da empresa acontece em meio a uma série de reportagens que revelaram que o Facebook sabia que radicalizava seus usuários e que o Instagram é "tóxico" para adolescentes.
O caso foi revelado após a delatora Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, compartilhar milhares de documentos internos da empresa com jornalistas.