Por Núbia Lopes e Montezuma Cruz
Publicada em 26/10/2021 às 12h46
Teve início na segunda-feira, 25, a 2ª Feira Estadual de Artesanato e Comidas Típicas, organizada pela Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), com intuito de apresentar o melhor da produção de servidores, alguns deles já inscritos no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). O evento acontece no estacionamento do Palácio Rio Madeira e se estenderá até sexta-feira (29), das 7h30 às 13h30.
A Feira é uma realização do Governo de Rondônia com o objetivo de oportunizar aos servidores a comercializar e expor seus produtos e talentos e ainda, proporcionar um ambiente não somente voltado para o empreendedorismo, mas para criar uma atmosfera amistosa e de congratulação.
Os artigos estão dispostos no estacionamento e alguns em stands, na sala da Escola de Governo. São 30 feirantes/servidores, com suas respectivas bancas apresentando e comercializando produtos de vários segmentos.
Outro ponto de destaque para a feira é a valoração da cultura local e aspectos de conscientização e educação ambiental, pois os produtos expostos passaram pelo crivo da Comissão de Organização do evento e precisam atender a alguns pré-requisitos: referência à cultura popular e local; tradição, consciência ambiental e sustentabilidade; criatividade e originalidade; linguagem própria, expressão contemporânea, inovação e apresentação.
Os artigos dispostos são variados, deste artesanatos, artigos feitos à mão; para fins de utilidade domésticas, de ambientes ou decorativos; perfumarias (de ambiente, pessoal e de higiene, bem como cuidados com a pele e cabelos). Gastronomia típica, pratos da cozinha trivial; doces e salgadas, quentes e geladas; quitutes, quindins.
A feira é destinada aos servidores públicos do Estado regida pelo Edital nº 2/2021 em formato de chamamento sobre a responsabilidade da Segep. As inscrições foram abertas à comunidade no portal do governo do dia 8 a 13 deste mês de outubro.