Por ANSA
Publicada em 04/10/2021 às 15h08
No dia de São Francisco de Assis, celebrado nesta segunda-feira (4), o Vaticano anunciou que a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será entre 1º e 6 de agosto de 2023, em Lisboa.
Inicialmente marcada para o verão de 2022, a JMJ, que é um dos eventos mais importantes da Igreja Católica, foi deslocada para agosto de 2023 em virtude da pandemia do novo coronavírus.
"É com muita alegria que revelamos que a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, vai ser realizada de 1º a 6 de agosto de 2021. O anúncio da nova data da JMJ, neste dia de São Francisco de Assis, é um momento muito importante para todos", destacou Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, em um comunicado.
O religioso ainda pediu para que os 22 meses que faltam para o início do evento possam ser usados como um "tempo de evangelização".
No comunicado, o comitê organizador da JMJ revelou que possui mais de 400 voluntários, sendo que a grande maioria dos participantes são portugueses.
Em Portugal, a 37ª edição da JMJ terá como tema uma passagem do Evangelho de São Lucas (1,39) que diz respeito à uma visita de Maria à sua prima Isabel, mãe de João Batista.
Os organizadores da JMJ esperam receber mais de um milhão de jovens de todo o mundo e a previsão é que o evento seja encerrado pelo papa Francisco.
A JMJ foi instituída pelo papa João Paulo II e tem o objetivo de aproximar a Igreja Católica dos jovens. Ela ocorre anualmente, mas apenas algumas edições são internacionais e costumam reunir milhares de peregrinos.