Por ALE-RO
Publicada em 27/10/2021 às 11h56
Segundo o parlamentar, o objetivo visa a inibição de práticas criminosas, principalmente, o furto de veículos e, posteriormente, o envio dos mesmos para o território do Estado Plurinacional de Bolívia.
No documento, o parlamentar cita que o furto de veículos já é um drama antigo que a região de fronteira enfrenta.
“O mais grave dessas ocorrências, segundo informações extraoficiais, alguns membros do Exército Boliviano estariam apoiando tais práticas criminosas, inclusive, garantindo o translado dos veículos, mesmo com a advertência de autoridades brasileiras”, relatou o deputado.
Laerte Gomes ressalta que, diante da falta de apoio da área de Segurança Pública Bolivariana, é necessário que, o Governo de Rondônia, através da Sesdec, adote providências para reforçar o patrulhamento policial ostensivo em Costa Marques.
“Infelizmente, ao longo dos tempos, brasileiros vêm contabilizando prejuízos, principalmente àqueles portadores de camionetes que acabam tendo seus veículos furtados, levados para a Bolívia e, quase sempre, empregados em transações comerciais ilícitas para a aquisição de entorpecentes. Sendo assim, é preciso acionar o Serviço de Inteligência e, se possível, documentar a participação de militares bolivianos no apoio e na logística destas práticas criminosas, visando posterior envio para organismos federais”, concluiu o deputado Laerte Gomes.