![Ministra de Agricultura Pecuária vem a Rondônia; Mini Rondônia Rural Show; André Maggi Autentico empreendedor!](/uploads/0azgoj0jrh6xv8p.jpg)
Por José Luiz Alves
Publicada em 09/10/2021 às 08h00
Confirmado!
Ao retornar de Brasília, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani confirmou agenda da ministra de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Teresa Cristina em Ji-Paraná no próximo dia 30 de outubro em evento no Parque Exposições Hermínio Victorelli, com a presença do governador Marcos Rocha, do o senador Acir Gurgacz e outras autoridades, com mais de mil produtores rurais presentes mostrando a musculatura do agronegócio em Rondônia. Será apresentado à ministra o resultado positivo na produção dos cafés clonais desenvolvido pela EMBRAPA em Rondônia, assim como uma radiografia do estado que possui o maior rebanho bovino do País, livre de febre aftosa sem vacinação.
Uma Mini Rondônia Rural Show
Na verdade os organizadores do evento em Ji-Paraná preparam para o Parque de Exposições uma espécie de “Mini Rondônia Rural Show”, aproveitando a oportunidade para revelar também a força das agroindústrias na economia rondoniense, tudo num dia só. Entusiasmado o secretário de agricultura Evandro Padovani, frisa, “o agronegócio não pode parar”. De fato, o plantio da soja já começou a tudo vapor com a chegada das primeiras chuvas no estado que nesta safra atingirá as 500 mil hectares de áreas cultivadas.
É preciso cuidado
Com a chegada das chuvas e dentro de no máximo 100 dias começar a colheita nas primeiras lavouras de soja, em Rondônia, a BR 364 ainda apresenta alguns pontos críticos que necessitam de cuidados, tanto do DNIT, quanto dos transportadores do que se produz no campo. Quase que diariamente acidentes violentos continuam se repetindo o longo da BR 364 por onde transita a maior parte da economia do estado.
Autentico empreendedor!
A biografia do saudoso, André Maggi, um gaúcho do interior do Rio Grande do Sul, “que do cabo da enxada ao centro do agronegócio brasileiro” teve uma participação marcante no desbravamento do oeste do País, ajudando a erguer cidades (São Miguel do Iguaçu no Oeste do Paraná e Sapezal no noroeste de Mato Grosso), inserindo seu nome de maneira definitiva no desenvolvimento e progresso do Brasil. À obra é fruto de uma pesquisa que levou mais de dez anos até sua conclusão, pela jornalista, Martha Baptista, revela que a visão deste brasileiro que edificou o Grupo Amaggi, serve de exemplo para se refletir que nada supera a força do trabalho. O livro que está sendo distribuído aos jornalistas especializados em agronegócios e autoridades ligadas ao setor produtivo, pela assessoria de imprensa do Grupo Amaggi é uma verdadeira lição sobre a história do desenvolvimento da produção de grãos no Centro-Oeste brasileiro.
Convite!
Recebi um convite para participar do “Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário” em São Paulo na primeira quinzena de novembro com objetivo de abordar, os temas: “agronegócio e meio-ambiente na região Norte”. Estou me preparando para participar de um painel durante o evento. Vai ser bacana poder mostrar o lado positivo do estado de Rondônia.
126 anos!
Neste mês de outubro, jornal impresso “Correio do Povo” de Porto Alegre (RS), está completando 126 anos, como uma verdadeira escola de jornalismo e amor pela liberdade. Ali, a mais de 40 anos dei meus primeiros passos, nos meios da comunicação, primeiro como entregador de jornal, segundo como fotógrafo premiado, mais tarde me embrenhando na área do jornalismo. Foi lá que aprendi a valorizar a profissão aplicando sempre ética e respeito com a informação. Até hoje não me arrependi.
Até a próxima
Uma boa leitura e bom final de semana. Vamos em frente não adianta reclamar o leite derramado, nem arrancar os cabelos, por que o quilo da carne, do feijão, do arroz e a gasolina estão nas estratosferas. Em épocas de crise tem-se que buscar a criatividade. Se hoje está ruim imagine o ano que vem...!
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)