Por ASCOM/IFRO
Publicada em 28/10/2021 às 16h43
O maior valor de uma instituição é composto não por sua infraestrutura física e de materiais, ou ainda por seus produtos, mas principalmente por seu corpo funcional, pelas pessoas que se dedicam a cada dia para a construção dessa infraestrutura, para a produção por meio de suas salas, laboratórios, máquinas, equipamentos e materiais; e que entregam produtos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, na forma de cursos, pesquisas, serviços prestados, responsabilidades, esforços e, não raro, prazer em servir.
O ser Servidor é mais que um estado; é mais que um conceito técnico. Servidor é a pessoa que marca e se marca na trajetória da Instituição, com tarefas que vão para muito além das possibilidades de contabilização. Aquele tempo de preparar um programa, projeto ou plano, de corrigir um amontado de tarefas, de alongar as horas para que tudo funcione bem para um ou para todos, nem sempre pode ser contabilizado, especialmente se considerarmos que um esforço é carregado de valores não palpáveis, como a dedicação, a responsabilidade, o compromisso, a pertença, os sentimentos pelo que realiza e pelo que não pode (ainda) ser realizado, apesar de todas as dificuldades impostas por políticas, sistemas e outros condicionamentos.
É também por essa concepção de servidor como sujeito que se dedica e se entrega em seu ofício que agradecemos a todos os Servidores do IFRO cotidianamente, e ainda mais neste dia simbólico de 28 de outubro, que deve servir para mostrar como cada professor, técnico administrativo em educação e demais profissionais são importantes para a sustentação do Estado, cujo principal fundamento é atender às necessidades essenciais das pessoas, e uma delas, a educação. Quem faz a educação são todos aqueles que integram uma instituição de ensino ou se dedicam a ela.
Respeitar e valorizar o Servidor Público é uma concepção universal, e não de um Governo ou um Estado. Destacamos, ainda mais nesta data, a necessidade de melhores Planos de Carreira, Cargos e Salários e o cumprimento desses Planos, razão pela qual o IFRO tem investido em capacitação e infraestruturas que melhorem as condições de trabalho de cada um. Passamos por uma fase de tentativa de desmerecimento dos Servidores Públicos, mas não desistiremos jamais de defender as causas justas de carreira e ofício de todos aqueles que tanto se dedicam ao crescimento da Nação por meio do crescimento institucional. Muito obrigado!
Porto Velho, 28 de outubro de 2021
UBERLANDO TIBURTINO LEITE
REITOR