Por Jaqueline Damaceno/Secom
Publicada em 30/10/2021 às 10h41
Com o intuito compartilhar ideias sobre projetos desenvolvidos em Unidades de Conservação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) esteve no início da semana na Reserva Extrativista Rio Cautário, em Costa Marques, acompanhando uma delegação de extrativistas de Guajará-Mirim para conhecer os projetos sustentáveis realizados na região. A proposta da ação é promover a troca de conhecimento sobre o uso sustentável das áreas protegidas.
A visita teve como objetivo a permuta de informações dos projetos sustentáveis implantados no Rio Cautário e que vem sendo considerado um sucesso.
O coordenador de Unidades de Conservação da Sedam (CUC), Fábio França, acompanhou a comitiva extrativista da reserva de Pacaás Novos para mostrar os projetos desenvolvidos em parceria com a Sedam da coordenadoria que visa à proteção ambiental, por meio do uso racional dos recursos naturais, como também oferece alternativas econômicas sustentáveis para a comunidade residente. “A Sedam tem uma preocupação com a comunidade extrativista e acreditamos que é possível trazer oportunidades para geração de renda”, declarou o coordenadora da CUC
Para Livino Ferreira dos Santos, dirigente da Associação Primavera de Guajará-Mirim, o intercâmbio de informações é um importante aliado dos extrativistas para o sucesso da implantação dos projetos sustentáveis e que beneficiam diretamente os envolvidos no processo, destacando o empenho do governo de Rondônia em ampliar a implantação dos projetos. “A estimativa é de que os residentes de reservas sejam beneficiados, direta ou indiretamente, pelos projetos realizados e com isso, estimular a comunidade a participar do gerencialmente colaborativo das UCs”, explicou o dirigente.
A visita a reserva de Guajará-Mirim contou ainda com a participação do secretário Executivo Regional de Guajará-Mirim, Flávio Derzete da Mota, e técnicos da Sedam
Durante a ação, a comitiva visitou os extrativistas moradores da reserva Rio Cautário para que pudessem trocar experiências e conhecimento sobre a gestão ambiental e a produção de projetos sustentáveis que estão em execução, como a produção do látex e castanha.
O extrativista Francisco Silva Eleotério, da Reserva Rio Cautário, expôs sua experiência de dezenas de anos trabalhando na Floresta e os projetos desenvolvidos na comunidade “Hoje agente tá com o projeto de reed, que visa melhoria da qualidade de vida, de moradia e financeiramente, Porque o projeto prevê metas de compra de equipamentos, a construção de estrutura e até apoia na cooperativa em criação de indústria como da castanha que temos aqui”
A gestora da Reserva Extrativista Rio Cautário, Thaylla Araújo dos Santos, parabenizou os extrativistas de Guajará-Mirim que visitaram em Costa Marques. “A troca de informações entre os extrativistas demonstração que o governo do Estado tem se preocupado com o povo da floresta, com a preservação das matas e florestas, além do Desenvolvimento econômico sustentável nas unidades de conservação”, explicou a gestora.