Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 08/10/2021 às 14h44
PSL-DEM – A situação do deputado federal coronel Chrisóstomo Moura, que se elegeu pelo PSL em 2018 e, com a fusão do seu partido com o DEM, esta semana, surgindo o União Brasil deverá compor a nova sigla. Mas há divergências. Devido ao fundo eleitoral e outras ações na política os deputados federais, pelo número elevado de parlamentares (513) comandam os partidos em seus estados. Estranhamente isso não ocorre em Rondônia. O governador Marcos Rocha, a exemplo de Chrisóstomo, foi eleito pelo PSL, mas até recentemente estava sem partido. O suplente de deputado federal e secretário da Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani presidia o PSL. Antes da fusão (PSL-DEM), Rocha assumiu a presidência regional do PSL.
PSL-DEM II – A decisão das cúpulas nacionais do PSL e DEM pela fusão, esta semana, colocou Rocha como presidente regional do novo partido, o União Brasil. Ocorre que o ex-presidente do DEM em Rondônia, que foi extinto, o senador Marcos Rogério, é candidato a governador em 2022. Se aderir ao União Brasil terá que disputar a candidatura ao governo com Rocha, que é candidato à reeleição. Outro problema interno do União Brasil. O deputado Chrisóstomo não tem afinidades políticas com Rocha, por isso o governador tinha deixado o PSL. Chrisóstomo, apesar de permanecer no PSL, nunca assumiu a presidência do partido no Estado, o que seria normal no processo político-partidário. Se o União Brasil não terá Marcos Rogério como filiado, porque quer a vaga de candidato ao governo, que já está ocupada por Rocha, dificilmente Chrisóstomo ficará no novo partido.
Visita – Quem esteve ontem (8) na sede da Escola do Legislativo em Porto Velho, braço educacional da Assembleia Legislativa (Ale) foi o deputado estadual Jean Oliveira (MDB). O parlamentar é o presidente do diretório do MDB em Porto Velho e vice-presidente da Ale-RO. Jean Oliveira foi recebido pelo diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro e percorreu as salas de aula onde esta semana estão sendo aplicados três cursos. Jean e Fábio também estiveram na parte das instalações do prédio da escola, que está sendo utilizada pela Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa), para vacinação contra o covid-19 (1ª, 2ª e 3ª doses) ,das segundas-feiras às sextas-feiras das 7h30 às 16h30. O deputado está no terceiro mandato consecutivo e concorrerá à reeleição em 2022.
Outubro Rosa – A deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ale), Cássia Muleta (Podemos-Jaru) comandou a solenidade de lançamento da campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização para a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e uterino. Madrinha da campanha na Ale, Cássia alertou sobre a importância da prevenção, pois na maioria dos casos detectados na fase inicial, a possibilidade de cura é grande. Cássia também falou sobre a sua parceria com o Banco de Lenços, que tem como finalidade arrecadar o assessório para doação a pacientes em tratamento do câncer. Cássia disse que estava muito honrada em apadrinhar a campanha e comandar a solenidade. A primeira dama do município, Yeda Chaves e a promotora de Justiça, Tânia Garcia marcaram presença na solenidade realizada no auditório da Ale.
Federal – O advogado e professor universitário, Vinícius Miguel, que foi candidato a prefeito de Porto Velho nas eleições de novembro último, hoje ocupa o cargo de secretário Municipal de Agricultura da capital. Vinícius não foi para o segundo turno, porque perdeu a segunda colocação para a ex-vereadora da capital, Cristiane Lopes (PP), por 2.092 votos. A informação é que Vinícius Miguel, filiado ao Cidadania disputará uma das oito cadeiras na Câmara Federal, nas eleições gerais de 2022. Vinícius foi a sensação das eleições a governador em 2018, quando concorreu pela primeira vez a um cargo político-partidário e somou mais de 110 mil votos. É um nome a ser considerado.
Respigo
No próximo dia 13 será realizada audiência pública na câmara de vereadores de Porto Velho, a partir das 10h, para tratar da reforma administrativa (PEC 32). O vice-presidente da CUT-RO, Raimundo Nonato está convidando para uma ampla discussão sobre a PEC 32, que está tramitando no Congresso Nacional e que seria prejudicial à classe trabalhadora +++ Muita gente em Rondônia não conseguiu dormir direito de ontem para hoje e só ficou aliviada quando o dia amanheceu e ninguém bateu à sua porta. Mas os pássaros pretos, ainda, estão de plantão nos Céus de Rondônia (nada a ver como nosso lindo hino) +++ uma ampla ação no Estado é uma questão de mais dias, menos dias. Quem viver verá... +++ Hoje comemora-se o Dia do Nordestino. Parabéns a todos os nordestinos em nome da minha saudosa mãe, a Dona Nanza, alagoana da beira do rio São Francisco, que nos deixou recentemente, na plenitude dos seus 92 anos +++ A próxima terça feira (12) é feriado nacional, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil +++ A maioria dos órgãos públicos não deverá abrir na segunda-feira (11) e já estão sendo editados vários decretos de ponto facultativo. Quem tiver compromissos com órgãos públicos federal, estadual e municipal devem antecipá-los para hoje (8), pois na segunda-feira (11) deverá funcionar somente os serviços essenciais.