Por E-Global
Publicada em 29/11/2021 às 09h46
Os talibãs apelaram à Europa para que se mantivesse em operação os aeroportos do Afeganistão. O pedido foi feito em conversas com representantes da União Europeia (UE), tendo os visados manifestado a sua preocupação com a situação humanitária no país.
A informação foi divulgada neste domingo, 28 de novembro, através de um comunicado da UE. Sabe-se que os talibãs também irão entrar em negociações com os Estados Unidos da América, o que deverá demorar duas semanas.
No mesmo comunicado pode ler-se que o Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) afirma que “o diálogo não implica o reconhecimento da UE do governo provisório (talibã), mas faz parte do compromisso operacional da UE no interesse da UE e do povo afegão”.
É igualmente mencionado que os talibãs comprometeram-se a cumprir a promessa de dar “anistia” aos afegãos que agiram contra eles durante as duas décadas de governo apoiado pelo Ocidente, deposto a 15 de agosto pelos talibãs.
Os islâmicos já disseram que vão permitir a saída de afegãos e estrangeiros se assim o desejarem, enquanto “solicitam ajuda para manter as operações aeroportuárias” para que isso aconteça.