Por Brasil de Fato
Publicada em 15/11/2021 às 09h08
A Europa voltou a ser o epicentro da covid-19. A “quarta onda”, como tem sido chamada, é resultado da expansão da variante delta, mas, essencialmente, de outro agravante: o continente enfrenta uma epidemia dos não vacinados.
Na Áustria, país com uma das menores taxas de vacinação da Europa Ocidental, o governo decidiu impor, neste domingo (14), um lockdown para milhões de pessoas que ainda não se imunizaram contra a covid-19.
O confinamento, anunciado pelo chanceler austríaco Alexander Schallenberg, é uma tentativa de frear o aumento expressivo das infecções pelo vírus.
Neste sábado (13), foram mais de 13 mil novos casos da doença computados no país - o maior registro desde o início da pandemia, há dois anos e meio.
“O percentual de vacinação é vergonhosamente baixo e sem aumentá-lo não conseguiremos sair desse círculo vicioso”, disse Schallenberg na entrevista coletiva em que foi anunciada a nova medida, válida a partir de segunda-feira(15).
Atualmente no país, aproximadamente 65% da população está totalmente imunizada. A taxa é inferior à média do continente, que está em 67%, e muito abaixo de países como a Espanha, com 79%.