Por Jackson Vicente/Secom
Publicada em 04/11/2021 às 11h02
Rondônia tem o agronegócio como o principal pilar do desenvolvimento socioeconômico, matize que permite investir no Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec Abaitará), localizado no município de Pimenta Bueno. Além de suas práticas pedagógicas voltadas à produção no campo, a instituição também contribui para a valorização do meio ambiente, especialmente com as questões climáticas, que é um tema de maior evidência na atualidade.
Entre as ações implementadas, está a grande participação de estudantes pertencentes a comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, possibilitando troca de experiências com os demais estudantes, um incentivo que vem do curso técnico de Agroecologia. Os principais ensinamentos atribuídos são a sensibilização, preservação e cuidados com as florestas, conhecimentos e saberes que são marcas desta instituição.
O Centec Abaitará, que está situado ao lado do Parque Ecológico Estadual da cidade, é um grande laboratório de estudos e pesquisas para outras instituições de ensino, e tem um papel importante no cuidado da floresta.
Além de Agroecologia, a instituição disponibiliza cursos técnicos em Agronegócio e Agropecuária
São implementadas campanhas educativas voltadas para as questões ambientais, projetos como, “Ambiente Seguro aos Seres Vivos”, que trata da preservação da fauna e flora do parque, principalmente a proteção de animais nativos que cruzam a Rodovia 010 onde está instalada a escola, e o incentivo ao plantio de mudas de árvores com seus alunos, reforçando a contribuição para redução das mudanças climáticas.
Segundo a presidência do Centro Técnico, atualmente, são disponibilizados para mais de 300 alunos, entre jovens e adultos, cursos técnicos em Agronegócio e Agropecuária, nas modalidades integradas ao Ensino Médio, concomitante e subsequente, além de cursos em Formação Inicial e Qualificação Profissional.
Como reforço, recentemente, o Governo de Rondônia investiu em R$ 9 milhões na aquisição de quatro unidades móveis, levando educação itinerante aos 52 municípios do Estado. Duas destas unidades sobre rodas, promovem cursos na área de Máquinas Agrícolas e Piscicultura.
O Centec Abaitará, criado em outubro de 2013 pelo Governo do Estado, tem a missão de fomentar o ensino e aprendizagem técnica voltados a desenvolver estudantes empreendedores com foco na sustentabilidade agroecológica. Hoje, o espaço é pertencente ao Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação de Rondônia (Idep).