Por Jhulie Caline e Emanuel Miquéias
Publicada em 17/11/2021 às 10h46
Atento ao desenvolvimento dos 52 municípios, o Governo de Rondônia, compartilhará ideias para fomentar a economia rondoniense durante o Fórum Estadual de Prefeitos e Vereadores, que acontece durante todo o dia desta quarta-feira (17), na Talismã 21, em Porto Velho. Serão realizadas várias palestras, a exemplo da que abordará sobre as medidas econômicas de infraestrutura.
As ações de potencialização do desenvolvimento em Rondônia está entre os assuntos que serão abordados no evento. O tema será explanado pelo gestor da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves.
Sérgio Gonçalves está à frente da Sedi desde 2019
Sérgio Gonçalves da Silva é graduado em Administração pela Faculdade Católica de Curitiba. Possui pós-graduação em MBA gestão estratégica de supermercados e MBA em finanças, auditoria e controladoria pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e MBA executivo pela Fundação Dom Cabral de São Paulo (FDC).
Atuou durante 20 anos como diretor executivo de uma multinacional do setor varejista e diretor regional de outra multinacional de distribuições Brasil. Desde 2019 é superintendente da Sedi.
Possui habilidades como: gestão de equipes, operações de lojas, área comercial, logística, eficiência operacional, marketing, gerência e expansão de negócios.
Além de ser especialista em gestão estratégica de pessoas, finanças corporativas, avaliação de projetos de investimentos e estratégia empresarial, tem formação em três diferentes áreas do Coaching, sendo: coach sistêmico, financeiro e cognitivo comportamental.
CASES DE SUCESSO EM RONDÔNIA
Para que Rondônia possa reter novos investidores, foi criada a “Invest Rondônia” que acompanha 37 empresas. Somadas representam a contratação de mais de 12 mil trabalhadores e a aplicação de quase R$ 4 bilhões em investimentos na construção de indústrias.
Para capacitar a mão de obra necessária, o programa “Geração Emprego” lançou recentemente uma solução de empregabilidade que capacita trabalhadores de acordo com as principais demandas do mercado, de forma gratuita, além de aproximar empregadores e os candidatos às vagas.
Como forma de preservar as boas relações de consumo, a Sedi trabalha para expandir as unidades do Procon para todas as cidades e promove workshops de boas práticas, com a intenção de evitar problemas entre empresas e consumidores.
Em linha com os movimentos globais, apoia a inovação por meio da criação de incubadoras que vão desenvolver startups no Estado, também com a formação de sua inédita “Lei de Inovação”, responsável pelo estabelecimento de uma série de normas para igualar Rondônia aos principais polos de tecnologia do Brasil.
Logística e saneamento básico são prioridades, ao passo em que parcerias público-privadas já estão estabelecidas garantindo a todos os municípios água e esgoto tratado. Em paralelo serão produzidos estudos para melhoramento da malha viária, conectando da forma mais eficiente as rotas de escoamento de produção.
Apoio e incentivos para o crescimento e a manutenção de pequenas empresas no Estado, desenvolveu o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe) no final de 2020. O projeto oferece crédito com valores de até R$ 30 mil para micro e pequenas empresas de empreendedores formais e informais.
Essas ações visam contribuir para o Desenvolvimento de Rondônia, em busca de alavancar o Estado no setor econômico.