Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 25/11/2021 às 14h45
Senado – Apesar de obter um ótimo desempenho na enquete realizada pelo RONDONIA DINÂMICA, esta semana, com dez nomes sugeridos e questionando o leitor em quem ele NÃO votaria em hipótese nenhuma a governador nas eleições de 2022, quando obteve, apenas 3% de rejeição, o ex-governador Daniel Pereira, presidente regional do Solidariedade, disse que sua pretensão é de concorrer ao Senado. Certamente a baixa votação (3%) afirmando que NÃO votaria nele deverá se refletir positivamente numa disputa pelo Senado, onde teremos somente uma das três vagas, a do senador Acir Gurgacz (PDT). O RD deverá consultar seus eleitores em breve, sobre em quem o eleitor NÃO votaria ao Senado. É importante lembrar, que enquetes não são pesquisas, que têm dados científicos, mas servem de parâmetro para quem pretenda concorrer a cargos eletivos.
Basalto – A Polícia Federal (PF), que semanalmente realizava operações em Rondônia deu uma trégua neste mês de novembro, mas a Polícia Civil (PC), não. Hoje (25) está sendo realizada a Operação Basalto em Porto Velho, que cumpre 20 medidas cautelares e de busca e apreensão em casas de servidores públicos e na Secretaria Municipal de Obras (Semob). Servidores lotados na Semob estariam comercializando insumos (cascalho, pedra brita) utilizados no amplo trabalho do prefeito Hildon Chaves (PSDB), de recapeamento e pavimentação nas ruas e avenidas do centro e bairros da capital. Os denunciados também utilizavam máquinas públicas para prestação de serviços a particulares e cobravam pelo ilícito. Lamentável. Espera-se uma ação rigorosa do prefeito Hildon.
PT – Os dirigentes do Partido dos Trabalhadores em Rondônia terão missão hercúlea nas eleições gerais de 2022, quando serão eleitos presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. É que o partido, assim como nos demais Estados “rachou” em Rondônia, após a cassação (agosto de 2016) de a ex-presidente da República Dilma Rousseff. Hoje o presidente regional, ex-deputado federal Anselmo de Jesus trabalha na reestruturação do partido, inclusive com a possibilidade de lançar seu nome como candidato ao governo do Estado em 2022.
PT II – O partido tem apenas um representante na Assembleia Legislativa (Ale), o deputado Lazinho da Fetagro, de Jaru, que está de malas prontas para deixar a sigla. O PT também perdeu o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, que pediu desfiliação. Quem está de volta à militância é a ex-senadora Fátima Cleide, que poderá concorrer ao Senado no próximo ano. O advogado Ramon Cujuí, que disputou a prefeitura da capital em 2020, deverá concorrer à Câmara Federal com chances reais de se eleger. A ex-vereadora de Ji-Paraná, Cláudia de Jesus, que foi derrotada na disputa pela prefeitura de sua cidade em 2020, filha de Anselmo de Jesus não terá dificuldades para se eleger à Ale. É o PT ressurgindo das cinzas, o que é muito bom para a democracia.
Vacinação – Durante mais de um mês funcionou regularmente a vacinação contra o covid-19 em parte das instalações da Escola do Legislativo, braço educacional da Assembleia Legislativa (Ale) em Porto Velho. Durante o período da parceria com a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) da capital foram vacinadas (1ª, 2ª e 3ª doses) mais de 25 mil pessoas. O compromisso da escola dos deputados com a Semusa terminaria somente em dezembro, mas esta semana a direção da EL, recebeu ofício da secretaria comunicando, que a parceria será somente até hoje (26), às 16h. As vacinações serão mantidas nos postos de saúde, e em outros locais da capital, que serão previamente comunicados pela Semusa.
Respigo
O ano passou rápido e daqui a um mês teremos o Natal, um pouco diferenciado dos dois anteriores (2019 e 2020), quando o planeta teve que conviver com a morte ao lado, devido ao coronavírus. O Dia de Natal daqui para frente nunca mais será como em tempos passados, infelizmente +++ O diretor-geral da Escola do Legislativo, Fábio Ribeiro falou sobre o encerramento da vacinação no local. Segundo Fábio, a escola, graças ao presidente da Ale-RO, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) “cumpriu sua missão social contribuindo para uma causa nobre, na imunização da população contra o covid-19” +++ Crescem os comentários nos bastidores da política, que o presidente Alex Redano concorrerá ao Senado nas eleições de outubro do próximo ano. Redano tem um histórico político crescente e vitorioso se elegendo e reelegendo a vereador; presidiu a Câmara Municipal de Ariquemes, se elegeu deputado estadual e presidente da Casa do Povo +++ A mulher de Redano, Carla, após ele se eleger deputado, foi candidata à vereança, se elegeu e chegou a presidência do legislativo municipal. Nas eleições de 2020 foi eleita prefeita de Ariquemes +++ A pretensão de Redano em ocupar a única das três vagas, que estará disponível nas eleições do próximo ano tem base eleitoral. E certamente não será por falta de estratégia e de um bom reduto eleitoral, que é Ariquemes, o terceiro do Estado (mais de 66 mil eleitores em 2020).