Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 03/11/2021 às 09h35
Nesta terça-feira, 2 de novembro, feriado de Dia dos Finados, foram realizadas nove cirurgias de laqueadura no Hospital Regional de Vilhena (HRV). Outra paciente que foi chamada não pode passar pelo procedimento devido a questões pessoais. Além destas, mais de 230 outras cirurgias eletivas já foram realizadas neste ano, conforme a permissão do Estado desde o fim de maio. O projeto "Acelera Saúde", com investimentos de mais de R$ 5 milhões do deputado federal Léo Moraes, em breve, deve oferecer ainda mais 3 mil cirurgias eletivas para quem está já está na Central de Regulação.
O prefeito Eduardo Japonês revela que a Saúde recebe mais investimentos do que o exigido por lei por ser prioridade da administração. "Por lei temos de investir 25% do orçamento municipal, mas estamos chegando a 30% neste ano. Queremos que a Saúde dê condições de bom atendimento principalmente a quem não pode procurar a rede privada. Assim, temos muitas obras de reforma em andamento e contratações de serviços e profissionais previstas", explica Japonês.
O secretário municipal de Saúde, Wagner Borges, informou que as cirurgias eletivas estão sendo feitas conforme a capacidade do HRV e o ritmo deve aumentar logo. "Internamos essas pacientes ontem para que pudessem já receber a cirurgia hoje. São pacientes da Regulação. Com duração de 30 a 60 minutos em média, foram feitas nove das 10 que estávamos preparados para realizar. Abrimos leitos adicionais no hospital para que aconteça o pós-operatório. Agradeço aqui ao empenho dos médicos Delfrank, da empresa Medicando, e Celso, colaborador do Regional, que realizaram essas cirurgias. E, claro, a toda a equipe que ajudou, desde a equipe da limpeza, até enfermeiras, técnicos, anestesistas. Ações conjuntas entre os servidores do Regional e da empresa Medicando são essenciais para o bom andamento da Saúde em Vilhena", ressalta Wagner.
Para os próximos dias já estão marcados outros procedimentos cirúrgicos. Nesta quarta-feira está prevista a realização de uma orquidopexia em uma criança, uma vasectomia e na próxima semana já estão previstas pelo menos mais cinco cirurgias eletivas.