Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 12/11/2021 às 12h53
O vice-prefeito Cássio Góis assinou na manhã desta quinta-feira, 11 de novembro, documento que viabiliza parceria entre a administração municipal e o Hospital do Amor, o que permitirá que centenas de mulheres sejam atendidas através da unidade Móvel desse hospital, tanto na sede do município de Cacoal, quanto no distrito Riozinho, no início de fevereiro de 2022.
O Termo de Parceria teve como signatários o vice-prefeito Cássio Gois, a Coordenadora da Unidade Móvel do Hospital do Amor, Adriane Cardoso, o presidente do Leilão do Hospital do Amor, Gelis José Dias e teve ainda o acompanhamento do defensor público, Roberson Bertone de Jesus.Datas
O atendimento às mulheres em Cacoal acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro e serão disponibilizados 270 exames, com 90 atendimentos diários, repartidos em três turnos, sendo 90 no período matutino, 90 no período vespertino e 90 no período noturno. Os atendimentos irão acontecer das 07 às 12 horas; das 12 às 17 horas; e das 17 às 21 horas.Riozinho
No caso de Riozinho, o atendimento acontecerá nos dias 02, 03 e 04, com 25 exames no período matutino (07 às 12 horas) e 25 exames no período vespertino (12 às 17 horas). Ao todo, serão realizados 150 exames no distrito para atender mulheres a partir de 40 anos até aos 69 anos.
Organograma
A respeito do cronograma de atendimento, a enfermeira que Coordena a Unidade Móvel do Hospital do Amor, Adriane Cardoso, afirmou que o cadastramento prévio ocorrerá nas UBS e através das Agentes Comunitárias de Saúde que atuam no município. Ela explicou a importância de as mulheres procurarem a Unidade Móvel porque, em caso de necessitarem de atendimento futuro, não precisarão passar pela regulação para serem atendidas. Sobre o atendimento a Riozinho, ela explicou que se trata de uma experiência que, se bem-sucedida, poderá se repetir nos anos vindouros. Daí a grande importância de uma boa adesão das mulheres nesse importante projeto de prevenção ao câncer de mama.
O vice-prefeito Cássio Góis, que na oportunidade representava o prefeito Adailton Fúria, agradeceu a presença da equipe e ressaltou que, pela primeira vez, as mulheres de Riozinho terão o atendimento em sua localidade, não precisando deslocar-se até a sede do município. O vice-prefeito assegurou que a Administração Municipal irá providenciar os meios e a logística necessária para que a Unidade Móvel tenha condições plenas para a realização desses exames tão importantes para a população de Cacoal e de Riozinho.
Cássio Gois também enalteceu o trabalho que é feito pelo Hospital do Amor, tanto em Ji-Paraná, quanto em suas ações itinerantes em Cacoal. “Fizemos um pedido para que Riozinho fosse incluído nessa rota e fomos prontamente atendidos”, afirmou.