Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 04/11/2021 às 12h54
O prefeito de Vilhena Eduardo Japonês e sua equipe, receberam visita da equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), em um encontro que buscou estreitar as relações entre o órgão e a Prefeitura de Vilhena.
Estiveram presentes na reunião, por parte da Prefeitura, a chefe de gabinete, Margarida Duarte, o secretário municipal de Fazenda, Jovino Lobaz, a procuradora geral do município, Márcia Helena, o fiscal tributário do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Glauber Rodrigues, e o advogado e representante da Controladoria Geral do Município, Igor Demétrio. Por parte do Tribunal, a equipe estava liderada pelo conselheiro Benedito Alves, o auditor de controle externo Marc Uiliam e os assessores técnicos e fiscais Ana Araújo, Luiz Rodrigues, Moisés Lopes, Josy Gomes e Ari Carvalho.
Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, agradeceu o encontro destacando os projetos que visam facilitar as etapas de arrecadação. “Muitos gestores têm medo do Tribunal de Contas, nós aqui sempre tivemos uma boa relação e, principalmente, uma boa comunicação, pois buscamos solucionar as dúvidas e trabalhamos juntos, para fazer de Vilhena um município transparente. E é assim que tem que ser. Discutimos vários projetos, que em um futuro próximo, nos ajudarão a arrecadar de maneira mais eficiente e, assim, vamos poder investir ainda mais. Nossa gestão tem base por sempre estar focada nas ações corretas e a primeira etapa aqui na Prefeitura, como prestadores de serviço, é oferecer um bom atendimento com clareza dos fatos, seja ao cidadão ou aos órgãos fiscalizatórios”, salientou Eduardo.
Benedito Alves, conselheiro do Tribunal de Contas, lembra da boa relação com Vilhena. “Hoje viemos fazer uma visita de cortesia e fiz questão de trazer toda a equipe técnica para trabalharmos juntos. O Eduardo administra um município que é exemplo para todas as cidades do interior, uma gestão transparente. No passado atuei como secretário de Fazenda do Estado, e vi muitas vezes o pessoal preocupado com o Tribunal de Contas. Temos que acabar com esse temor ouvindo os controladores, os técnicos, ajustando e moldando os trabalhos com a realidade para fazer o certo. O Tribunal tem a concepção de atuar, lembrar, e hoje estamos aqui para trabalharmos juntos para o bem comum, o da população”, lembra.
Jovino Lobaz, secretário municipal de Fazenda, lembra que encontros assim podem diminuir os processos burocráticos entre os órgãos. “Reunião mais que fundamental, pois ficamos atualizados sobre com quem falar e como falar. Sei que contamos com o Tribunal para nos ajudar em dúvidas de situações técnicas, além de que, ficou definido que faremos novos projetos juntos, para sermos os modelos, que servirão de exemplo para os demais municípios de Rondônia”, finaliza o secretário.
Moisés Lopes, que atua na área do controle externo do Tribunal, aponta que o órgão está apto a mudanças e elogia a abordagem de Vilhena. “Sempre que temos contato com a equipe técnica de Vilhena, vemos a preocupação deles, dúvidas e questionamento, para fazer sempre da forma correta. A pedido do conselheiro Benedito, estamos em processo de evolução, nos esforçando para entender as demandas de cada cidade sem todo aquele processo burocrático, assim ajudamos com uma maior liberdade econômica de forma segura para o município”, conclui.