Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 17/11/2021 às 10h35
Cuidados com a saúde mental e física dos homens foram os temas de palestras realizadas ontem pelo urologista Nilton Migiyama e pela psicóloga Diene Nepomuceno, em evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. A ação foi transmitida ao vivo pelo Youtube da Prefeitura de Vilhena e pode ser assistida na íntegra pelo link: www.bit.ly/saudehomem2021.
Em alusão à Novembro Azul, campanha que visa conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde em geral, o evento é mais uma das atividades que a Prefeitura está fazendo neste mês para chamar a atenção para o tema.
“O homem precisa se consciencializar sobre as necessidades do cuidado com a própria saúde. O homem leva mais tempo para procurar um especialista, às vezes mesmo sentindo algum desconforto, reluta em procurar atendimento médico. É preciso quebrar ainda muitos tabus em relação aos exames que são feitos. O câncer de próstata tem 90% de chance de cura quando descoberto em sua fase inicial, porém, dentro de dois anos já pode estar em um quadro avançado e irreversível. Temos um índice alto de amputações de pênis por falta de cuidados até mesmo com a higiene”, ressaltou Nilton.
A psicóloga Diene falou sobre os cuidados com a saúde mental do homem, enfatizando a necessidade de o paciente não esperar um quadro grave para buscar auxílio médico. “A pressão de ser forte sob a qual o homem é submetido, de não chorar, de não falar dos sentimentos, acaba gerando preconceitos masculinos em relação à terapia. E, por isso, temos dados alarmantes em relação à depressão e outras doenças psicossomáticas, que acabam sendo tratadas tardiamente exatamente por conta dessa dificuldade do homem em ir a um psicólogo. Nesse mês destacamos que o cuidado preventivo permite mais chances de sucesso em um tratamento”, destaca a psicóloga.
As ações em alusão ao Novembro Azul continuam, na promoção de palestras, testes rápidos, consultas e distribuição de preservativos.
Mais informações sobre a Saúde podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional, 3322-2945.