Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 02/11/2021 às 09h27
Foi encerrado na última semana, a 2ª Oficina de Panificação Social, curso realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O curso capacitou 27 pessoas e teve o objetivo de qualificar e dar a oportunidade do aumento da renda familiar. O encerramento aconteceu na escola Municipal Bianca e Leonardo, local onde o curso aconteceu.
Estiveram presentes na entrega o prefeito Eduardo Japonês, o secretário de Assistência Social e a adjunta, Rafael Reis e Cleivete Lucas respectivamente, o vereador Zé Duda, a coordenadora do Cras Valéria Valiante, a diretora da escola Keila Barroso e Helio Rodrigues, instrutor panifieiro.
As oficinas de panificação foram ministradas pelo professor Hélio Rodrigue, que qualificou os alunos na produção de salgados em geral, como coxinha, risoles, pastel, calzone, mini-pizza, quiche, quibe, empada, lanche natural, entre outros. A carga horária foi de 20 horas e atendeu duas turmas, a primeira teve aulas dos dias 18 a 22 de outubro e a segunda do dia 25 a 29 de outubro. Ao todo, 27 pessoas concluíram a segunda oficina, a primeira turma, pode ser relembrada através do vídeo: https://youtu.be/kXkgy7Rcp5o.
Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, aponta que o curso é uma oportunidade para obter uma renda extra. “Torço pra que consigam obter uma boa renda através do curso, lembro que na minha cidade natal, Bastos (SP), uma grande indústria de pães, começou assim, ele produzia e saía de bicicleta para vender, hoje a empresa é uma das maiores do Brasil. O que foi feito aqui é para vocês não desistirem dos seus sonhos, extraiam deste curso o máximo que conseguirem, aqui vocês podem ganhar um bom dinheiro seja na produção própria ou trabalhando no comércio. Nós pretendemos fazer mais destes cursos, dos mais variados, quando mais pessoas aprenderem todos se beneficiarão”, destaca Eduardo.
Rafael Reis, secretário da Semas, aponta que estes cursos foram pedidos dos moradores atendidos pela Prefeitura. “Nós trabalhamos para atender a população, quando foi nos pedido se a prefeitura poderia realizar cursos de capacitação, fomos atrás, e conseguimos vários deles, e claro, o certificado é bom, mas quando a pessoa coloca na prática o aprendizado e ganha dinheiro é ainda melhor", relata o secretário.
O vereador Zé Duda lembrou do trabalho conjunto entre os órgãos. “Câmara e Prefeitura têm de focar as ações em prol da população. Hoje é uma data importante, e muito gratificante, pois temos a presença dos familiares aqui. Quero destacar o trabalho do Hélio, pela a atenção a todos que estavam aprendendo”, aponta o vereador.
Já Helio Rodrigues, que ministrou o curso, lembra que também aprende com cada aluno. “Finalizamos uma turma com quase 30 pessoas, e eu pude colaborar com elas no aprendizado, e principalmente pude aprender muito com eles também, pois ninguém nunca sabe de tudo, estamos em um eterno aprendizado. Então gostaria de agradecer a todos pela oportunidade e pela diretora Keila e sua família, que nos cedeu o espaço da escola para serem feitas as atividades e que nos apoiou sempre, apenas meu muito obrigado”, finalizou Helio.
Ao fim da oficina foi entregue o certificado de conclusão para cada participante, além do sorteio de kits, como bronzeamento, toucas e aventais, um pix no valor de R$ 100 e uma cesta com utensílios para panificação. Todas as fotos do curso podem ser conferidas através do link: https://www.facebook.com/municipiodevilhena/posts/4488692527845560
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3321-4988 ou pelo WhatsApp institucional da Prefeitura de Vilhena, 3919-7081.