Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 20/11/2021 às 10h00
Na manhã desta quinta-feira, 18, servidores do Hospital Regional de Vilhena e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, passaram por capacitação realizada pela faculade Fimca através do 8° período de Enfermagem sob a coordenação da professora Priscila Zaiaz. Estiveram como facilitadores a enfermeira Juliana Medina (Unidade de Terapia Intensiva), a farmacêutica Nívia Azambuja (Farmácia Hospitalar) e Elizabete Camargo (Núcleo de Educação Permanente e Humanização).
Na capacitação foram abordados assuntos de extrema importância para o trato com o paciente e sua segurança durante a internação, como procedimentos adequados durante cirurgias, prevenção de úlcera por pressão, prevenção de quedas em pacientes hospitalizados, identificação do paciente e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.
"Nós do Núcleo, junto com a coordenação da UTI e a direção do hospital temos como objetivo manter os servidores sempre em constante capacitação. São diversas normas, protocolos, novas técnicas, que precisam ser repassadas aos servidores para que o paciente tenha o melhor atendimento. Essa capacitação em especial, visa a segurança do paciente para que não haja nenhum tipo de agravamento de seu quadro clínico", disse Elizabete Camargo.
A diretora do Hospital Regional, Weslaine Amorim, enfatizou a necessidade de práticas que visem minimizar os riscos aos pacientes. “O paciente deve ser sempre o foco de todo cuidado. Para isso, é necessário que os servidores tenham em mente as práticas necessárias para que ele não venha a ter complicações devido a alguma falta por parte de quem está lhe atendendo. Todos os protocolos devem ser seguidos e por isso termos essa parceria que visa trazer mais conhecimento”, conta.
Priscila, professora que coordenou a atividade, enfatizou a importância da segurança hospitalar. “A mensagem que deixo é que a segurança do paciente está em cada detalhe, depende da colaboração de todos e consiste na responsabilidade de saber e agir de maneira correta”, completou.
Mais informações sobre a Saúde podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional, 3322-2945.