Por SINDSEF-RO
Publicada em 24/11/2021 às 08h37
Ao longo de 2021, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO tem feito esforços sem precedentes, em tratativas com a bancada de parlamentares e os órgãos em Brasília para chegar à solução do caso de injustiça cometido contra os professores que ficaram de fora da carreira do EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico). Entre as medidas tomadas pelo Sindsef, também podem ser ressaltadas as interlocuções administrativas, e outras investidas com a constante presença da Força Tarefa em Brasília.
No XVIII Contrasef (Congresso realizado pelo Sindsef), os professores tiveram resgatada a esperança e a expectativa de reabertura do prazo para opção ao EBTT, após mensagem de vídeo encaminhada pelo senador Marcos Rogério, especialmente para o Sindsef, confirmando a tramitação do decreto de sua autoria e trazendo a fala do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se comprometendo em analisar com atenção, a proposta do decreto.
Na segunda-feira (22/11), o Sindsef, por meio da Coordenação Regional de Jaru, esteve junto com um grupo de professores, em reunião realizada no município de Jaru, com o deputado federal Lúcio Mosquini, líder da bancada federal de RO. Na reunião, a dirigente da Coordenação de Jaru, Nair Campo de Queiroz, afirmou, a pedido do presidente Mário Jorge Souza de Oliveira, que o Sindsef está atuante e à disposição da bancada federal para fortalecer o movimento em prol da reabertura de prazo.
O apoio do Sindsef foi ressaltado na reunião, por lideranças do grupo de professores, principalmente após, o sindicato ter oportunizado contato com a advogada e especialista em carreira dos servidores dos ex-territórios, Vera Lúcia Rodrigues, de Brasília e, outros especialistas no tema, durante o XVIII Contrasef, no último dia 19 de novembro. Na ocasião, o grupo também teve oportunidade de assistir, em primeira mão, juntamente com os congressistas, a mensagem de vídeo do senador Marcos Rogério.
Os detalhes da reunião e a atuação da bancada para reabertura do prazo para o EBTT serão divulgados a todos os filiados do Sindsef, em entrevista do deputado federal Lúcio Mosquini à Rádio Web Sindsef, na quarta-feira (24/11), às 12 horas. A convite do presidente do Sindsef, em contato realizado no último domingo, o deputado prontamente aceitou o convite para participar da entrevista, se colocando à disposição da entidade.