Publicada em 17/12/2021 às 14h49
Debandada – A maioria dos órgãos públicos (federal, estadual e municipal) fecharão as portas na próxima semana e retomarão as atividades normais, após as festas de Natal e Ano Novo. Mas já é possível notar, desde a manhã de hoje (17) a movimentação de veículos, principalmente, bem abaixo do normal. Isso significa, que muita gente já viajou para o interior e a outros Estados. No aeroporto Jorge Teixeira o movimento de passageiros aumentou muito esta semana, o mesmo ocorrendo no precário Terminal Rodoviário, na verdade uma péssima “parada de ônibus”, que serve mais para abrigar desocupados e noiados, que o enorme volume de passageiros, que dependem do local para embarque e desembarque. A tendência é o esvaziamento de boa parte da população de Porto Velho, que aproveita as festas de final de ano, mais agora com um pouco mais de liberdade do covid-19, para visitar parentes e amigos.
INSS – Na rotatória das avenidas Imigrantes e Jorge Teixeira, em Porto Velho, há um prédio do INSS abandonado. Local privilegiado, de fácil estacionamento e localização, o prédio está às moscas, segundo informações, após um princípio de incêndio em um aparelho de ar-condicionado. O problema ocorreu há anos. O INSS mudou de local, para um prédio alugado e o local continua abandonado, inclusive tendo no pátio duas ambulâncias, que estão apodrecendo no tempo e dependendo de pequenos reparos. Nossos senadores e deputados federais poderiam saber o que está ocorrendo e o motivo do abandono, do prédio que está se deteriorando. Por que pagar aluguel se o prédio era mais do que suficiente para atender a demanda? É o fim da rosca...
Saúde – Oportuna a atitude da secretaria de Saúde (Semusa) de Porto Velho, em disponibilizar salas exclusivas para atender pessoas com sintomas de gripe (influenza) a partir de hoje (17). É que aumentaram de forma significativa o movimento nas Upas (Unidade de Pronto Atendimento) provocando filas e conflitando com pessoas com sintomas de covid-19. A partir de hoje seis postos de saúde estarão com atendimento diferenciado. Quem estiver sentindo sintomas como coriza, febre e dor de cabeça, indicativos de gripe deve procurar as unidades de saúde UBS Ronaldo Aragão, UBS Maurício Bustani, UBS Pedacinho de Chão, UBS Hamilton Gondim, UBS Renato Medeiros e UBS Manoel Amorim de Matos. As pessoas serão atendidas em separado, por equipes especializadas e inclui exames para detectar a causa dos sintomas.
Exemplo – As ações da Semusa da capital, tendo a secretária Eliana Pasini no comando é digna de destaque. Desde o início da luta contra o coronavírus, que a Semusa vem realizando um trabalho exemplar tanto na vacinação como no atendimento às pessoas contaminadas com o vírus. Porto Velho sempre esteve à frente dos demais municípios na campanha de vacinação e, só não conseguiu um resultado melhor, não pela equipe que cuida da saúde do município, mas porque boa parte da população é reticente quanto a importância da imunização, que não é 100%, mas com chances enormes de sintomas fracos evitando óbitos, devido à resistência pela vacina. Hoje a pandemia está controlada na capital graças a vacina, ao prefeito-reeleito, Hildon Chaves (PSDB) e sua eficiente equipe da área de saúde. A frase do saudoso e exemplar secretário de saúde do Paraná, Arnaldo Faivro Busato estampada na fachada do Posto de Saúde no centro de Londrina é marcante e leva à reflexão: “A Saúde do Povo é a Suprema Lei”.
Ji-Paraná – A decisão do prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB) em montar uma oficina mecânica na Secretaria de Obras, dirigida por Cleber Litting Bruscke é louvável, mas não inédita. Serviços leves, pesados, soldagem elétrica, borracharia e tornearia funcionam muito bem na oficina com enorme economia para o município. A iniciativa de Isaú e do secretário Kleber deveria ocorrer nas prefeituras de maior porte do Estaod, porque, além de empregar, ainda reduz substancialmente os custos no setor. No governo Oswaldo Piana, o diretor do DER, Ari Cagol mantinha oficinas em todas as Residências e, em Ji-Paraná, todo o serviço mecânico, inclusive montagem e desmontagem de motores, menos a retífica. A Residência de Ji-Paraná, também tinha um enorme barracão com peças usadas, mas aproveitáveis, catalogadas e dispostas em prateleiras. As estradas estaduais, na época eram todas transitáveis o ano todo, mesmo com chuva. Que a iniciativa de Ji-Paraná evolua.
Respigo
Assembleia Legislativa (Ale) iniciará o recesso legislativo a partir da próxima segunda-feira (20), mas o pessoal do administrativo-financeiro trabalha no início da semana, porque o pagamento de dezembro será efetuado na terça-feira (21). Os deputados só retornam aos trabalhos legislativos a partir de 1º de fevereiro do próximo ano +++ A Escola do Legislativo, que é mantida pelos deputados encerra os trabalhos hoje (17) retornando somente no próximo dia 10. Para o primeiro trimestre do próximo ano a escola promoverá, segundo o diretor-geral, Fábio Ribeiro, um amplo fórum de debates entre os vereadores dos 52 municípios de Rondônia, que está sendo organizado com muito critério e dedicação atendendo determinação do presidente da Ale, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) +++ Porto Velho Shopping lotado desde as primeiras horas da tarde de hoje (17). Como há dois anos o povo não teve um Natal e Ano Novo em condições de reunir as famílias, mesmo com restrições, como agora, a movimentação nas lojas é enorme +++ Estamos fechando o ano e os abrigos nas paradas de ônibus do transporte coletivo urbano de Porto Velho às imediações do Colégio Tiradentes continuam vergonhosas, apesar das constantes denúncias. Nem mesmo banco para acomodar as pessoas os locais têm.