Publicada em 30/12/2021 às 10h19
Mais de 50 pessoas em situação de rua receberam, na quarta-feira (29), atendimentos sociais como serviços de cabeleireiro, barbearia, manicure, pedicure, alimentação e produtos de higiene. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e voluntários de uma congregação religiosa.
A ação foi executada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e membros da Igreja Quadrangular. Além dos serviços oferecidos, os participantes da ação também foram beneficiados com a entrega de roupas angariadas por assistentes sociais e fiéis do templo cristão.
“Uma das linhas de ação da Semasf é o acolhimento da pessoa em situação de rua. É uma população que, mais do que qualquer outra pessoa, também precisa desse olhar de atenção do poder público para resgatar a autoestima”, explicou a secretária-adjunta da Semasf, Joelna Holder.
De acordo com o resultado do Censo de Rua 2021, realizado por servidores públicos da Semasf, estudantes universitários e ex-moradores de rua, e que levou em consideração dados como naturalidade, faixa etária, sexo, profissão, entre outros critérios, mais de 400 pessoas vivem nas ruas de Porto Velho atualmente.
Secretária-adjunta da Semasf, Joelna Holder“Eu sempre trabalhei com esse tipo de ação. Durante o auge da pandemia, a congregação realizou diversas ações como esta. Tudo para que eles não percam a dignidade”, ressaltou o Pastor Toninho, coordenador da ação.
Além das ações que buscam resgatar a harmonia entre as pessoas em vulnerabilidade social, a Prefeitura também levou, durante todo o ano de 2021, consultas médicas e testes clínicos através do Consultório de Rua, organizado pela Semasf.
O Centro Terapêutico Geração Eleita, situado na Linha 42, da Bacia Leiteira, foi uma das localidades em que a Prefeitura atuou no atendimento aos pacientes que estão lutando contra a dependência química.