Por SINTESV-RO
Publicada em 02/12/2021 às 09h46
A reunião ocorreu na última segunda-feira (29) em dois horários, uma pela manhã e outra a noite, conforme Edital previamente publicado
Após reuniões pelos municípios do interior do Estado, o Sindicato dos Trabalhadores Vigilantes do Estado de Rondônia – SINTESV-RO, realizou Assembleia para discussão da Pauta de Reivindicações. A sessão foi presidida pelo Secretário Geral do Sindicato, Paulo Tico, que justificou a ausência do presidente Valdemar Cosme, que está hospitalizado para a realização de um procedimento cirúrgico.
Na abertura Paulo Tico teceu diversos comentários sobre a atual situação econômica em que o País se encontra, das mudanças na Legislação Trabalhista, das dificuldades impostas pela pandemia nos quase dois últimos anos, mas que em nenhum momento o sindicato deixou de cumprir o seu papel de legítimo representante da classe em todo o Estado, “tivemos muitas dificuldades, perdemos muitos companheiros, mas demos continuidade em nosso trabalho dentro do que nos foi possível” disse o secretário.
Dentre diversos informes Paulo falou sobre a Aposentadoria Especial que tem sido tema de muitos debates no Judiciário. Recentemente o INSS pediu ao STF suspensão de todos os processos que versem sobre o tema, a Confederação Nacional dos Vigilantes, juntamente com os sindicatos em todo o Brasil, continuam intercedendo junto ao Supremo pela manutenção desta que foi uma justa conquista dos vigilantes. A CNTV encaminhou um documento ao Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Jorge Mussi, pela manutenção e/ou reestabelecimento de todos os processos pendentes. “Estamos aguardando para que nenhum companheiro perca nada que lhe é de direito” salientou. O retorno dos vigilantes nas escolas e outros órgãos públicos também vem sendo alvo de constantes debates e a busca de apoio das autoridades competentes para o retorno destes trabalhadores. Processos licitatórios e novas contratações já estão sendo realizados.
Quanto ao trabalho intermitente, algo muito comum dentre os vigilantes, “não podemos deixar que nenhum direito trabalhista seja ignorado e que a Lei 13.467/2017 seja rigorosamente cumprida.
Paulo reforçou a importância da união da categoria para um acordo justo, que supra os anseios dos trabalhadores e que os vencimentos não sejam engolidos pela inflação que aterroriza o País, “é melhor que negociemos sem a necessidade de irmos para um dissídio”, mas sem descartar a possibilidade de manifestações se for necessário, “estamos apenas dando início a nossa Pauta de reivindicações” lembrou.
Quanto ao percentual de aumento salarial e manutenção das cláusulas sociais, foi apresentada uma proposta, reposição da inflação do período, mais 2% de ganho real e aumento de 20% na alimentação que hoje é de R$ 35,00.
A Assembleia foi transmitida ao vivo, o vídeo completo e fotos estão na página oficial do #sintesv ro no Facebook.
