Publicada em 10/12/2021 às 13h05
Acontece neste sábado (11), às 19 horas, no Teatro Guaporé em Porto Velho, o 1º Encontro de Fiscalização de Trânsito, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, sob a coordenação da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) da autarquia. O evento é considerado um marco na história do Detran, e vai reunir os servidores com formação de 50 agentes de trânsito, entrega de certificado e carteira funcional, além de condecorar personalidades que contribuíram com o trabalho de fiscalização.
O diretor da Dtfat e coordenador da Operação Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, comenta que a diretoria de Fiscalização passa por um momento de grandes conquistas, resultado de muito trabalho, a exemplo do curso de formação dos agentes de trânsito com a formação de 50 profissionais; todos vão receber o certificado de conclusão do curso e também as carteiras funcionais de agente de trânsito
Welton Ribeiro, disse ainda que durante o evento serão apresentados o novo etilômetro com muito mais tecnologia, capaz de revelar se o motorista ingeriu bebida alcóolica sem que precise encostar a boca no aparelho, em que da janela do veículo, o agente poderá perceber se há indícios de alcoolemia e os novos uniformes de trabalho dos agentes. “De forma descontraída alguns agentes de trânsito vão desfilar para exibir a nova farda”, brincou o diretor de Fiscalização.
Segundo o diretor da Dtfat, evento contará com várias apresentações musicais; peça interação sobre etilometro alcoolyzer; apresentação de vídeos com depoimentos e de acidentes de trânsito, para conscientizar quem ali estiver sobre os cuidados que devemos ter no trânsito para preservar a própria vida e de terceiros.
Também serão abordadas no encontro as principais ações desenvolvidas pela Dtfat em Rondônia como: “Duas Rodas, Uma Só Vida”, atividade voltada exclusivamente aos motociclistas, que são as principais vítimas de sinistros de trânsito em Rondônia e a Operação Lei Seca, que tem o objetivo de tirar de circulação o condutor sob efeito de bebida alcóolica e que insiste em dirigir. “É importante ressaltar que o trabalho que a fiscalização faz é em benefício da vida, pois quem já perdeu um parente ou uma pessoa próxima sabe do que estou falando”, salientou..
O evento contará com a presença do diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida e da diretora adjunta, Benedita de Oliveira. “Aproveito a oportunidade para agradecer os dois pelo apoio que tem dado ao trabalho que a Dtfat realiza em todo o Estado que é nada mais do que salvar vidas no trânsito”, afirmou Welton Ribeiro.
DADOS ESTATÍSTICOS
Os motociclistas e os passageiros são as maiores vítimas no trânsito em Rondônia. Dados revelam que em 2019 foram registrados 13.702 acidentes, dos quais 10.932 envolvendo motocicletas. Deste total, 9.183 eram condutores e 1.749 passageiros. Em 2020 foram 11.380 acidentes, sendo que desse número 8.607 teve o envolvimento de motociclistas; 7.346 condutores e 1.261 passageiros.
Também em 2020 cerca de 245 motociclistas morreram em acidentes; 226 condutores e 29 passageiros. Em 2019 as ocorrências apontam 210 vítimas, sendo 189 condutores e 21 passageiros.
“Diante dos dados, tivemos que ter um olhar voltado para esse público e constatamos que muitos condutores de motocicletas não respeitam a legislação de trânsito e não possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); fatores que estariam contribuindo para o aumento de acidentes de trânsito com esse público”, ressaltou Welton Ribeiro.
NOVO SISTEMA
Sobre o sistrema de parcelamento de taxas e licenciamento que o Detran está implantando, o diretor de Fiscalização informou que o usuário poderá pagar as taxas vencidas ou por vencer, parcelando no cartão de crédito ou à vista no débito.
O usuário terá a opção de parcelar a divida referente às taxas do licenciamento em atraso e valores de multas de trânsito ao ser abordado em uma blitz e sair do local com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), sem que o veículo seja removido.