Publicada em 22/12/2021 às 12h06
O Proluz fecha 2021 com 1.117 pontos de iluminação feitos e 34 localidades atendidasO ano de 2021 termina com a cidade de Porto Velho, incluindo distritos e comunidades rurais, mais iluminada. Este ano, foram mais de 30 mil pontos atendidos.
De acordo com a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsável pelos serviços, todos os bairros receberam a atenção da prefeitura com os serviços de manutenção (substituição de materiais com defeito por novos) e implantações, que é a instalação de novos braços metálicos, luminárias, lâmpadas, relés e reatores em sua maioria.
PRORENOVA
O Programa de Padronização de Espaços Públicos (Prorenova), criado na gestão do prefeito Hildon Chaves, foi desenvolvido para beneficiar os moradores das
proximidades de praças, parques, campos e quadras de esportes, que utilizam os espaços para prática de caminhada, esporte, dança, entre
outras, com mais qualidade e segurança.
Somente este ano, 77 espaços públicos foram contemplados, somando 1.718 pontos de iluminação que receberam manutenções, reparos diversos, implantações e revitalizações.
PROLUZ
Também idealizado e implantado na atual gestão municipal, o Programa de Iluminação Pública Rural da Prefeitura de Porto Velho (Proluz), tem a missão de iluminar as vilas rurais com características urbanas. Com isso, melhora a locomoção das pessoas e proporciona mais segurança no período noturno.
O Proluz fecha 2021 com 1.117 pontos de iluminação feitos e 34 localidades atendidas com os serviços de implantação.
PRODISTRITO
Esse ano foi criado o Programa de Iluminação Pública nos Distritos (Prodistrito), que visa atender a demanda dos distritos da capital tanto com o serviço de manutenção quanto o de adição de novos pontos de luz.
Em alguns deles, as equipes também fizeram a revitalização de pontos de iluminação em praças e campos de futebol.
Foram atendidas em 2021 solicitações dos distritos de Nova Mutum, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, São Carlos, Nova Califórnia, Extrema, Calama, Rio Pardo, União Bandeirantes, totalizando mais de 2.900 pontos de luz.
EMDUR PVH
A ferramenta Emdur PVH foi desenvolvida e disponibilizada aos munícipes este ano com o objetivo de oferecer à comodidade a facilidade de solicitar o pedido de iluminação pública de onde estiver.
Através da ferramenta, a população pode fazer a solicitação de troca ou manutenção das lâmpadas.
O aplicativo já está disponível para o sistema operacional Android e, em breve, será oferecido também para os smartphones com sistema IOS.
Uma das principais vantagens da ferramenta tecnológica é facilitar ao munícipe o registro de ocorrências informando endereço e até fotografia do poste que necessita de reparos.
A operacionalidade do aplicativo proporciona comodidade ao cidadão e celeridade à Emdur, que terá as demandas organizadas cronologicamente. “Recebemos muitas solicitações, principalmente dos presidentes de associações de bairro, pedindo providências. Eles não precisam mais se deslocar ou fazer o registro do pedido em horário comercial”, explicou Gustavo Beltrame, presidente da Emdur.
Além do aplicativo, a Emdur continua atendendo solicitações pelos telefones 0800-642 6331 e (69) 3224-6331, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.
PROLED
O Programa de Eficiência Energética (Proled), idealizado no início deste ano, teve execução das atividades no mês de setembro com a Fase 1, que atende primeiramente as principais ruas e avenidas da capital, com a substituição das lâmpadas de vapor metálico (branca) ou sódio (amarela),
por luminárias de LED.
Os serviços são feitos nas sextas e sábados, com intervalos de duas semanas para que as demandas das solicitações dos bairros não sejam comprometidas. Todas as vias da capital, incluindo distritos, serão atendidas.
Até o momento, o programa contemplou as Avenidas José Amador dos Reis, Lauro Sodré, Farquar, Calama, Carlos Gomes e Jatuarana, somando cerca de 845 substituições. A programação prevista até o fim deste ano é que sejam atendidas as avenidas Sete de Setembro, Mamoré e Rua Abunã.
EFICÁCIA
As luminárias em led são em média 67% mais econômicas que as lâmpadas de vapor metálicas, com uma luminosidade maior.
De acordo com o estudo técnico apresentado pela Emdur, a vida útil do equipamento de led chega a ultrapassar as 50 mil horas, enquanto a durabilidade das fluorescentes fica entre 10 mil e 15 mil horas, já a das incandescentes não costuma passar de mil horas.
No quesito economicidade, as lâmpadas existentes são de 400W e as luminárias leds que serão colocadas são de 150W, sendo uma redução de 250W, o que equivale a R$ 90 por ponto.
NATAL LUZ
O natal deste ano foi intitulado “Natal Luz”, todo o projeto e processo foi idealizado pela equipe técnica da Emdur, onde pontos de luz, túnel iluminado, árvore de Natal com 30 metros de altura, enfeites e caixas de presentes em tamanhos gigantes, foram instalados no Complexo da Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e, enfeite luminosos no Prédio do Relógio e Mercado Cultural.