Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 07/12/2021 às 10h11
Com apoio da Prefeitura de Vilhena, Sebrae e Seagri, a Emater realizou neste fim de semana o “Dia Especial De Cidadania Rural”, na Associação de Pequenos Produtores Rurais Planalto dos Parecis (Aprocis), a cerca de 25 km do Centro de Vilhena. O evento ofereceu atendimento de saúde, orientações sobre microcrédito, palestras e ação social.
O evento contou com a presença do prefeito de Vilhena Eduardo Japonês, o secretário municipal de agricultura Marcelo “Boca”, representantes do deputado Luizinho Goebel, servidores da Prefeitura de Vilhena e produtores rurais da Aprocis e também da Águas Claras.
“O objetivo é levar informação aos pequenos produtores, dando detalhes sobre INSS, previdência rural, auxílio maternidade, auxílio saúde e doença. A gente vem fazendo isso porque temos observado de uma certa forma como a área rural está ficando com pessoas de mais idade. Precisamos cuidar do pequeno produtor”, explica a extensionista em gestão da Emater, Joice Machado, organizadora do evento.
“Mais uma vez a Prefeitura em parceria com várias entidades realizando um evento de grande proporção. Afinal de contas, é muito importante que o produtor tenha conhecimento. Adquiri aqui muitos produtos que estavam a venda e posso ver a qualidade de tudo. Aproveito também a oportunidade para frisar a importância da vacinação e de colocar a Semagri à disposição de todos”, enfatizou o prefeito Eduardo Japonês.
Apoiaram a iniciativa, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), na organização e convocação dos produtores, a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) com estrutura de apoio e servidores, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) com parceria e orientações no local, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com estrutura e divulgação, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) com atendimento de saúde e vacinação de gripe.
Além disso, houve orientações da Casa da Gestante, da Secretaria Municipal de Assistência Social, orientações sobre micro-crédito com o Banco do Povo, administrado pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, venda de produtos de agroindústrias, bem como presença das secretarias municipais de Agricultura e Saúde. Houve ainda ação social dos campus do Ifro de Colorado e Vilhena e do Cerest sobre saúde no trabalho.