Publicada em 22/12/2021 às 12h17
Com o propósito de ampliar os atendimentos, a Prefeitura de Porto Velho levou até os moradores do residencial Orgulho do Madeira, na zona Leste, mais uma edição do projeto que visa atender localidades mais distantes com serviços de saúde. A ação contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de outras autoridades políticas.
Eliana Pasini, secretária da SemusaNas salas e pátio da Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves, foram ofertadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vacinas contra a covid-19 e gripe, atualização do cartão de vacina para maiores de 12 anos, teste rápido de covid-19, sífilis, hepatite B e C, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), orientação de planejamento familiar, atendimento médico às mulheres e agendamento para colocação de dispositivo intrauterino (DIU), laqueadura e vasectomia.
De acordo com a titular da Semusa, Eliana Pasini, as ações itinerantes nos bairros ocorrem desde o início da gestão Hildon Chaves, e já foram promovidas, algumas vezes, na região do Orgulho do Madeira. “Estaremos atendendo a comunidade quantas vezes for necessário. Queremos garantir a aplicação das doses contra a gripe e covid-19. Aqui, oferecemos aquilo que a população mais precisa”.
RESULTADOS
Até o momento, a Prefeitura de Porto Velho já aplicou mais de 700 mil doses, sendo mais de 363 mil (D1) e mais de 286 mil (D2), mais de 9 mil (dose única) e mais de 39 mil (reforço).
O resultado só foi alcançado por haver uma determinação focada na saúde pública e nas garantias de prevenção, dada pelo prefeito Hildon Chaves.
Segundo o secretário adjunto de Governo (SGG), Devanildo Santana, o prefeito assumiu o compromisso de descentralizar as ações. “Queremos chegar em 100% de cobertura vacinal e, para isso, há um mutirão de atendimento. Todos nós devemos seguir emanados para vencer a pandemia de covid-19 e, agora, amenizar os casos de influenza que estão afetando a população. Essa é diretriz e, vamos juntos, caminhando para consolidar os feitos desta gestão”, destacou Santana ao lembrar que os deveres de higienização e uso de máscaras devem ser mantidos.
OLHAR HUMANIZADO
Ministro Marcelo Queiroga aplicou o imunizante na deputada Mariana CarvalhoPresente na ação, a deputada federal Mariana Carvalho destacou o compromisso assumido e reiterou que deve sempre haver um olhar de forma humanizada para o povo que precisa de atenção, zelo e mais saúde. “Há todo um trabalho de uma equipe que é mobilizada e atende a todos, e que não medem esforços para fazer com que a população porto-velhense tenha a oportunidade de ser imunizada. Todos os dias, a procura tem sido grande em nossos postos de vacinação e, se Deus quiser, vamos combater essa pandemia, salvando vidas”.
MINISTRO INCENTIVA REFORÇO VACINAL
A ação em saúde foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele aproveitou a visita à ação no Orgulho do Madeira para reforçar a necessidade de aplicação da segunda dose e a de reforço. “Precisa aumentar a cobertura, sobretudo, na região Norte. O avanço é necessário, e a população só vai estar protegida quando o esquema vacinal estiver completo. É o segredo para proteção também contra a variante Delta e a Ômicron, se chegar até aqui”, alertou.
Vacinadora Nayele Brás incentiva a população a completar o esquema vacinalSegundo ele, a região Norte é a maior riqueza do Brasil, mas apresenta grandes desafios pela sua dimensão territorial. “Estamos aqui em parceria com a Semusa, para estimularmos a todos, aqueles 25% que ainda não tomaram a segunda dose e reforço, lembrando que podem ser aplicadas em todos aqueles acima dos 18 anos e que tomaram a segunda dose após 120 dias”, lembrou.
Os imunossuprimidos podem tomar a dose de reforço após 28 dias da segunda dose. A Semusa reitera que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão atendendo com aplicação de vacina para facilitar o acesso da população.
APELO DE QUEM VACINA
Trabalhando como vacinadora comprometida com a missão assumida, Nayele Brás recebeu a sua dose da vacina Influenza. “Quem tiver com o seu esquema vacinal incompleto, por favor, compareça às UBSs ou em qualquer uma das ações que tiver. É importante a vacina, a pandemia continua e outras variantes vão aparecendo”, fez o apelo público. “É a sua chance de sobreviver e dos seus”, acrescentou.
PARCERIA
A Ação de Saúde conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a expectativa diária é aplicar cerca de 2 mil doses de cada imunizante, incluindo a de influenza. Os atendimentos seguem na quarta-feira (22), das 9h a 17h.