Por G1
Publicada em 06/12/2021 às 14h25
Princesa Aiko, do Japão, teve no domingo (5) sua primeira aparição pública no Palácio Imperial de Tóquio após atingir a idade adulta, informou a casa real japonesa.
Filha do atual imperador Naruhito e da imperatriz Masako, Aiko completou 20 anos na quarta-feira (1º) em uma cerimônia privada.
Ao atingir a maioridade, ela passará a participar das atividades oficiais da monarquia. Por ser mulher, no entanto, ela não tem o direito de ocupar o Trono do Crisântemo.
Aiko foi apresentada à imprensa usando uma tiara e um longo vestido branco, roupas tradicionalmente usadas por membros mulheres da monarquia japonesa.
A princesa disse em um comunicado, divulgado pela agência oficial de notícias, que pretende se tornar – agora adulta – uma pessoa que "possa servir aos outros".
“Eu sou profundamente grata a todos os que estiveram envolvidos em minha jornada até agora”, disse Aiko.
Futuro da princesa
Não há, até o momento, informações que indiquem que ela possa seguir o mesmo caminho que a prima Mako, que se casou com um plebeu e abriu mão do status imperial.
Uma quase certeza é de que Keiko não será a primeira imperatriz reinante do Trono do Crisântemo. Isso porque a Lei de Sucessão considera apenas homens para o cargo.
No entanto, alguns setores ainda defendem uma reforma – bastante improvável neste país conservador – para que Aiko possa herdar o trono mais antigo do mundo.