Publicada em 22/01/2022 às 10h06
A CBF divulgou nesta sexta-feira (21/01) o Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol e a primeira edição da Diretriz Técnica Operacional para as todas as competições organizadas pela entidade no decorrer da temporada 2022. Os documentos estabelecem os parâmetros operacionais nos jogos das competições coordenadas pela CBF, e orienta clubes e federações sobre a aplicação das medidas protetivas referentes ao combate à Covid-19.
A aplicação das diretrizes e a realização dos campeonatos se darão em estrito alinhamento com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil e das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Ao longo da temporada 2022, esta Diretriz Técnica poderá ser atualizada.
Com isso, a Comissão Médica Especial da Confederação Brasileira de Futebol, no acompanhamento da evolução da pandemia de COVID-19 no Brasil, publicou atualização do documento que descreve as medidas protetivas a serem adotadas pelos clubes nas competições coordenadas pela CBF, regulamentada pela Diretoria de Competições através da publicação da Diretriz Técnica Operacional.
A CBF reitera a adoção das medidas preconizadas pelas autoridades de saúde e contribui diretamente para que as atividades ocorram de modo responsável, seguro e ao seu tempo em cada localidade, sabedora do padrão de transmissão não homogêneo em todo o território nacional. A Comissão Médica Especial é responsável pela verificação e pelo controle dos certificados de vacinação contra a COVID-19 emitido pelas autoridades sanitárias do país, pela gestão de resultados dos testes RT-PCR e dos testes Pesquisa de Antígenos realizados pelos clubes, pela análise dos inquéritos epidemiológicos, além da implementação das medidas protetivas descritas.
Estão consolidados neste documento aspectos vigentes da primeira edição do Guia Médico publicado em junho de 2020, da segunda edição publicada em maio de 2021, com aperfeiçoamentos e implementações a serem aplicados na temporada 2022. Um desses é a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação plena contra a Covid-19 à Comissão Médica da CBF.
A Comissão Médica Especial da CBF é assessorada cientificamente por um Conselho de Infectologistas e Epidemiologistas.
ANEXOS:
- Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022 - 3ª edição: Visualizar
- Diretriz Técnica Operacional - Competições CBF 2022 - 1ª edição: Visualizar