Publicada em 28/01/2022 às 15h47
O Festival Amazônico de Teatro (FAT) encerrou o período de inscrições de propostas na segunda-feira (24). Foram recebidas 50 propostas contemplando todos os estados da Amazônia Legal Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Os espetáculos selecionados serão divulgados no dia 31 de janeiro, em uma live, às 19h (horário de Rondônia), através do canal do Youtube do festival: https://m.youtube.com/c/FestivalAmazonico.
O resultado dos selecionados também será divulgado nas redes sociais (Facebook e Instagram). “Desde 2015, o FAT vem crescendo aolongo das edições, e em 2022 nãofoidiferente. Recebemosváriaspropostasartísticas de todososestados da Amazônia Legal, trabalhos com muitaqualidadetécnica, que reforçamaimportância de valorizar a produçãoamazônica”, destaca a coordenadora do evento, Tainá Sousa.
Números
Mato Grosso foi o estado que mais enviou propostas de trabalhos artísticos (22%), seguido do Amazonas (20%) e Rondônia (18%). Dentre as categorias que tiveram maior número de inscrições estão os espetáculos e perfomances. “A próximaetapa, feita pela equipe de curadoria, é a avaliação de cadatrabalhocuidadosamente, seguindooscritérios do regulamento do FAT. Estamos animados para darinício a maisumaedição do Festival Amazônico de Teatro!”, explica Tainá.
O FAT
A realização do Festival acontece por meio do 2º Edital Pacaás Novos para difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais, oriundo da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL, em cumprimento à Lei Aldir Blanc, e que objetiva o desenvolvimento cultural, a democratização do acesso à arte e a intensificação das ações de produção, formação de plateia e dos artistas.
O evento, que visa a difusão da produção artística regional, é organizado por artistas dos municípios de Vilhena e Porto Velho (RO). O Festival não possui caráter competitivo, terá duração de 04 dias (será realizado de 10 a 13 de março de 2022), com apresentações de forma gratuita no formato on-line. As exibições dos espetáculos acontecerão nos canais do Youtube e Facebook do Festival.