Publicada em 08/01/2022 às 10h25
Victor Escobar Prado, de 60 anos, tornou-se a primeira pessoa a morrer por eutanásia na Colômbia sem ter uma doença terminal. Ele tinha diversos problemas de saúde após sofrer dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs), em 2007 e 2008, e agravados por um sério acidente automobilístico, há 36 anos, que fez com que fosse submetido a quatro cirurgias na coluna.
O procedimento foi realizado em um clínica em Cali, na última sexta-feira (7). Victor Escobar passou suas últimas horas de vida ao lado da família (a mulher, Diana, e seus quatro filhos) e o advogado Luis Giraldo Montenegro, com quem compartilhou o último almoço.
"Victor Escobar pediu para doar seus órgãos. Ele morreu às 21h20 de sexta-feira, 7 de janeiro de 2022, como era seu desejo. Victor conseguiu. Ele descansou da dor", compartilhou Montenegro em seu Twitter.
Pouco antes, Victor Escobar, que era motorista, divulgou um vídeo agradecendo a todos que se solidarizaram com seu caso.
"Obrigado a todos os colombianos que de uma forma ou de outra nos deram apoio, essa confiança para continuar com nossa luta. Bênçãos e abraços a todos. E não digo adeus, mas até logo. A vida não se compra, aos poucos vai chegando a vez de cada um de nós. Pouco a pouco nos encontraremos onde Deus nos colocou. Abraços e bênçãos a todos [...] Eu os estimo e amo de toda a minha alma", despediu-se.