Publicada em 26/01/2022 às 10h15
Buscando melhorar as condições de tráfego e o escoamento da produção agrícola no distrito de Vista Alegre, na região da Ponta do Abunã, a prefeitura de Porto Velho vem promovendo a recuperação da malha viária da região.
Os trabalhos ficam por conta da Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric). As duas pastas realizam uma força-tarefa conjunta de recuperação das vias do distrito, distante 260 quilômetros de Porto Velho.
Ao todo, são quase 20 servidores envolvidos na ação que começou há poucas semanas e vai durar cerca de três meses, conforme o cronograma desenvolvido pela SMD. Os trabalhos incluem, ainda, a construção de pontes e recuperação das vias rurais e urbanas de Rio Pardo.
“Com a conclusão dos trabalhos, os quase 20 mil moradores que habitam a região serão diretamente beneficiados com mais condições de trafegabilidade e escoamento da produção local que tem como destino o mercado nacional e internacional”, explica o chefe da assessoria técnica da SMD, Raimundo Nonato de Castro.
Obra é resultado de ação conjunta entre secretarias municipais
As avenidas Abunã, Paulo Leal, Olavo Bilac, Celestino Cogo e outras 20 ruas já foram recuperadas pelas equipes. “Essa ação é uma parceria conjunta de esforços entre a Prefeitura de Porto Velho e a sociedade civil, que tem como finalidade melhorar o acesso entre as localidades do perímetro urbano de Vista Alegre. Em breve, outros doze distritos também receberão as equipes da Semagric com o mesmo trabalho, conforme o planejamento que estamos executando”, explica Vinícius Miguel, titular da Semagric.
“Agradecemos o esforço da Prefeitura ao atender nossas demandas disponibilizando maquinários e pessoal para atender nossa população. Com toda certeza, os moradores são os que mais ganham com esta união”, reconhece o administrador de Vista Alegre, Elias Barros.
Recentemente a união de esforços realizada pela prefeitura com os moradores e administradores distritais da capital, possibilitou a reconstrução, em tempo recorde, de uma ponte de madeira que foi danificada nas últimas semanas devido a ação do tempo e de caminhões que trafegam pelo local. O tráfego da ponte, que fica na Linha 101, principal acesso à União Bandeirantes, foi retomado.