Publicada em 29/01/2022 às 09h15
Soja em crescimento
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (APROSOJA), Adair Menegol, a colheita da oleaginosa que está começando no estado, deverá atingir uma safra superior a 600 mil toneladas. Adair Menegol pelo acompanhado do vice-presidente da instituição, Simon Comirã participou do programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! Frisando que trabalha no sentido de ampliar o número de associados no estado, congregando pequenos e médios produtores rurais, assim como, formando parcerias com outros setores ligados as áreas produtivas fortalecendo o agronegócio no estado.
Prejuízos no campo
O presidente da APROSOJA relatou que visitou no final do ano o estado do Rio Grande do Sul, retornando impressionado com a queda na produção de grãos naquele estado, em conseqüência da ausência de chuvas. No ponto de vista dele, no geral a queda nas colheitas de soja, milho, arroz e feijão, devem atingir no todo mais de 40% na safra 2021/2022. Com relação a Rondônia, por aqui as chuvas chegaram na hora exata em todas as regiões apresentando uma produção equilibrada, o que foi confirmado pelo vice-presidente, Simon Comirã.
Preparando os agricultores
Retornando ao trabalho, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em Rondônia, Emerson Lira, acentuou que em 2022, será ampliado o número de cursos aos pequenos e médios produtores rurais, com objetivo de fortalecer a produção no campo. Segundo Emerson Lira, instrutores estão sendo capacitados para oferecer mais de mil cursos no decorrer de 2022, por meio de aulas presenciais e virtuais.
Rondônia Rural Show
A coordenadora do projeto de instalação da 9ª Rondônia Rural Show, Regiane Lucas, informa que tudo caminha às mil maravilhas para o evento que ocorrerá de 23 a 28 de maio de 2022, em Ji-Paraná, no Parque de Exposições Vandeci Rack. Além da exposição de equipamentos agrícolas, bovinos e pequenos animais, Regiane Lucas acredita que mais de 100 agroindústrias estarão presentes ofertando e mostrando a qualidade dos produtos regionais.
Preocupação
Empresários, principalmente produtores rurais em Rondônia, andam preocupados com o número de acidentes que começaram ocorrer ao longo da BR 364, logo no inicio da colheita de soja no estado. O sistema de transportes para a produção das riquezas rondonienses ainda é um gargalo a ser superado.
Retornando
ecuperado e fora de perigo, depois de um período de repouso tratando-se da Covid-19, está de volta às atividades o Secretário de Agricultura, Evandro Padovani.
As principais riquezas
Carne de boa qualidade, soja, milho, arroz, feijão, cacau, café, leite e peixe, sem computar legumes e verduras e pequenos animais, essas são as principais riquezas de Rondônia, que vão muito bem obrigado.
Até a próxima
Vou ficando por aqui com o pensamento voltado para o futuro. Pedindo paz na terra aos homens de boa vontade e glória a Deus nas alturas. O restante, a gente sabe fazer com trabalho e fé!