Publicada em 18/02/2022 às 14h42
Vilhena – O município vive um drama com os seus prefeitos e vices desde as eleições municipais de 2016, quando Rosani Donadon, na época no PMDB foi eleita, mas perdeu o mandato em abril de 2018, porque o Tribunal Superior Eleitoral TSE) cassou o registro da candidatura dela e do vice, Darci Cerutti (DEM), porque o registro não foi reconhecido. Foram realizadas novas eleições, as suplementares em 2018 e Eduardo Japonês (PV), que tinha sido derrotado em 2016 venceu Rosani, que concorreu com liminar, mas perdeu nas urnas e teve os votos congelados pela Justiça Eleitoral, porque estava inelegível. O presidente da Câmara Municipal, vereador Adilson de Oliveira (PSDB) foi nomeado prefeito interino e governou o município até a posse de Japonês em 1º de janeiro de 2019.
Vilhena II – Japonês assumiu, e disputou a reeleição em novembro de 2020, quando foi reeleito. Teve como adversária, mais uma vez, a ex-prefeita Rosani Donadon, que estava filiada ao PSC. Venceu sem muitas dificuldades, mas agora teve o mandato cassado, junto com a vice, Patrícia da Glória, também do PV, na última quinta-feira (17), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que, além do afastamento de prefeito e d vice determinou a realização de eleições suplementares, como em 2018, para eleger os novos governantes. Prefeito e vice são acusados de usarem alimentos da merenda escolar para promoção política durante a campanha de 2020, e utilização ilegal das redes sociais. Eduardo Japonês vai recorrer, mas políticos cassados por crime eleitoral dificilmente conseguem reverter a situação na Justiça Eleitoral.
Assessoria – A cassação do prefeito e da vice de Vilhena, Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, respectivamente, pelo TRE deve servir de alerta aos “assessores” de políticos pois, estamos em ano eleitoral. Em outubro próximo serão eleitos presidente da República, governadores e respectivos vices; uma das três vagas de cada Estado e do Distrito Federal ao Senado, deputados federais e estaduais. Japonês e Patrícia foram julgados e condenados (6x1) acusados de distribuição de alimentos da merenda escolar e abusos na utilização das redes sociais. Assessorar não é badalar e sim informar. Com a chegada das redes sociais, todo proprietário de celular é um comunicador, que se julga “jornalista” e, na ânsia de “mostrar serviço” acaba prejudicando o assessorado, inclusive com a perda de mandato, como é a situação de Vilhena e, como já dissemos na coluna, crime eleitoral é difícil de ser revertido.
Agricultura – O governador Marcos Rocha (União Brasil), destacou ao participar da gravação do programa “Campo e Lavoura” que vai ao ar neste sábado (19) das 7h às 8h pela Rede TV! Rondônia, para todo o Estado, a importância da agricultura para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia, assim como abordou a produção de soja, milho e o rebanho bovino que atingiu 16,1 milhões de cabeças, livre de febre aftosa sem vacinação. Bem à vontade e falando com desenvoltura, Marcos Rocha elogiou o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais, que usam novas tecnologias no plantio das lavouras e na criação de animais de raça. Frisou também, que o secretário de Agricultura, Evandro Padovani vem realizando um excelente trabalho, acentuando o profissionalismo do decano jornalista, José Luiz Alves, que divulga as atividades do agronegócio em Rondônia.
Governador – A possibilidade de o advogado Vinícius Miguel (Cidadania) concorrer à sucessão estadual como pré-candidato a governador, mas pelo PDT, continua rendendo especulações nos bastidores da política. A informação mais recente é que o jovem político já teria até um pré-candidato a vice, o ex-prefeito de Ji-Paraná (dois mandatos consecutivos) e ex-deputado estadual, Jesualdo Pires, do PSB. É o nome mais comentado nos bastidores da política, para concorrer a governador ou vice, como também se especula a primeira dama de Porto Velho, Yeda Chaves, como vice, apesar de nunca ter participado diretamente de eleições.
Respigo
Os vereadores de Alta Floresta do Oeste, Jacy Oliveira (DEM), 1º secretário da Câmara Municipal e o colega Willian Oliveira (MDB) estiveram na manhã de hoje na Escola do Legislativo (EL) em Porto Velho. No contato mantido com o diretor-geral, Fábio Ribeiro, trataram da viabilidade de a aplicação de cursos de capacitação para os servidores do legislativo municipal +++ A escola é da Assembleia Legislativa (Ale) presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) e, além de manter convênios com órgãos públicos (federal, estadual e municipal) também atende a população com as vagas excedentes. Os inúmeros cursos são gratuitos e o aluno, na ocasião da inscrição é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g, que é distribuído pelo Banco de Leite da escola a entidades assistenciais, que atendam crianças acima de um ano e idosos +++ No domingo (20) para quem gosta de futebol teremos um jogo com os dois melhores clubes do Brasil, hoje: Flamengo e Atlético Mineiro. O jogo, que vale o título da Supercopa 2022, será na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 15h (RO) e terá transmissão, ao vivo pela TV Globo e Sport TV.