Publicada em 10/02/2022 às 10h37
Recentemente aconteceu a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, evento organizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) com parceria da Prefeitura de Vilhena e Câmara Municipal de Vereadores. O encontro teve como tema "Enfrentamento ao Racismo e Às Outras Formas Correlatas de Discriminação Étnico-Racial e de Intolerância Religiosa”. O fórum contou com palestrantes da causa negra e presença de autoridades.
A Conferência contou com a presença do prefeito Eduardo Japonês, da vice Patrícia da Glória, da secretária municipal de Assistência Social, Lucélia de Oliveira, dos vereadores Samir Ali e Zé Duda, da representante da OAB de Vilhena, Carina Batista Hurtado, e dos membros do Compir, representados pelo presidente Márcio Kavitski. O evento teve a entrada limitada de público, devido ao novo aumento dos casos da covid-19 no município.
Duas palestrantes apresentaram os painéis durante a Conferência, sendo elas Lionilda Simão de Souza e Maria da Penha. Lionilda possui Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), e é pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Unopar, atualmente é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero). Já Maria é formada em Pedagogia com pós-graduação em Especialização em Psicopedagogia Clínica pela Unir, e foi participante das três primeiras Conferências Nacionais de Igualdade Racial, realizadas nos anos de 2005, 2009 e 2013, atualmente exerce a função de presidente da Fundação Cultural de Cacoal, além de presidir o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cacoal.
Durante os painéis, foram feitas apresentações na temática do “Protagonismo Negro: Luta, Resistência e Desafios”, que tratou de ações de desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.
“Hoje sou a primeira vice-prefeita negra da história de Vilhena. E batalhei muito para estar onde estou, e nesta Conferência, tivemos grandes relatos, além de ouvirmos das nossas palestrantes, temas de suma importância para combatermos o racismo e todo o tipo de discriminação étnico-racial. Tanto eu, como o Eduardo e a secretária de Assistência Social, temos debatidos com frequência, políticas públicas para termos igualdade de oportunidades em nosso município. Este é o papel da Prefeitura, temos que lutar para isso, além de buscarmos a conscientização da população, para dar um fim aos crimes de injúria racial”, aponta Patrícia da Glória, vice-prefeita de Vilhena.
DELEGADOS
Durante a Conferência, foram eleitos cinco delegados representantes, sendo eles três da sociedade civil e dois da governamental que levarão as propostas discutidas em Vilhena para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada entre os dias 2 a 4 de março, na capital do Estado. Os escolhidos foram Márcio Kavitski, Elayne Barbosa e Elivan de Souza Trindade pela sociedade civil, além de Odair Belarmino, Daiane Firmino da Silva, representantes governamentais.