Publicada em 17/02/2022 às 14h43
Governador – Um dos assuntos mais comentados nos bastidores da política em Rondônia nos últimos dias é a possibilidade de o jovem advogado, Vinícius Miguel (Cidadania) disputar a sucessão estadual nas eleições gerais de outubro próximo, mas pelo PDT. Destaque na campanha política ao governo do Estado em 2018, quando obteve a maior votação dos candidatos a governador em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, Vinícius, hoje secretário de Agricultura da capital é o centro das atenções no contexto político estadual. Filiado ao Cidadania, Vinícius, que não repetiu a performance de 2018 em 2020, quando concorreu a prefeito de Porto Velho e, apesar de bem votado ficou na terceira colocação poderá ser o nome do PDT, para concorrer à vaga, hoje ocupada pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), que deverá buscar a reeleição.
Espigão – Com a morte da deputada estadual Lúcia Tereza (PP), de Espigão do Oeste, em dezembro de 2016, maior liderança política da região, o município ficou sem representante na Assembleia Legislativa (Ale). Em seu lugar assumiu o suplente Anderson do Singeperon, hoje Anderson Pereira (Pros) com domicílio eleitoral em Porto Velho. Mas Anderson não abriu mão de atender o município de Espigão do Oeste e continua sendo um ativo parlamentar em favor da região. As máquinas e implementos agrícolas entregues recentemente às associações de produtores rurais dos municípios demonstram sua preocupação com Espigão, onde foram investidos R$ 207 mil em emendas parlamentares favorecendo a Aspreo, Asprunic, Aspred, Asprune e Aspruanc. Bom para o fortalecimento da produção rural na região.
Ipem – No período de 1º a 15 deste mês o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RO) periciou produtos comercializados em supermercados de Rondônia. Dos 36 produtos analisados, 16 foram reprovados na avaliação do Laboratório de Pré-Medidos do Ipem, porque não seguiam as normas do Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia (Inmetro). Mais de 40% dos produtos aferidos apresentaram problemas de peso, sempre a menos, nunca a mais. Coincidência? O metrologista do Ipem, Elli Maus, diz que “as empresas têm que garantir a entrega de um produto de qualidade e constando em sua embalagem o que realmente está especificado no rótulo”. Segundo o presidente do Ipem-RO, suplente de deputado estadual Aziz Rahal, “as ações estão sendo desempenhadas para defender o consumidor de acordo com o Planejamento Estratégico do governo de Rondônia em conjunto com o Inmetro”, o que é muito bom para o consumidor, que paga caro pelos produtos e, em certos casos lesados pelo peso.
Futuro – Muitos questionamentos sobre o futuro político do vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB). Apesar de jovem, Maurício já passou pela câmara de vereadores de Porto Velho, onde chegou à presidência. Em 2020 foi vice do prefeito Hildon Chaves (PSDB), que foi reeleito. Comenta-se nos bastidores da política, que ocorrem mobilizações crescentes devido ao processo eleitoral de outubro deste ano, e nas conversações entre as lideranças partidárias, que um dos compromissos firmados entre Hildon e Maurício, seria uma candidatura a governador do prefeito, que teria que renunciar, para o vice assumir. Não é isso que ocorre.
Futuro II – Apesar de ter potencial eleitoral para uma candidatura à sucessão estadual, Hildon já teria confidenciado às pessoas mais próximas, que pretende cumprir seu mandato, delegado pela maioria da população da capital, pela segunda vez consecutiva, “até o final”. Certamente Maurício, que tem a veia política do pai, Aparício, que foi vereador, deputado federal e vice-governador leva-o concorrer a cargo eletivo este ano. E seria a deputado estadual formando uma dupla, das mais respeitáveis nas urnas com a irmã Mariana, presidente do PSDB em Rondônia e pré-candidata à reeleição para a Câmara Federal. Até as convenções partidárias (20 julho a 5 de agosto) as negociações serão intensas, mas dificilmente Maurício deixará de disputar uma das vagas na Ale-RO, a não ser que Hildon resolva concorrer a governador ou senador.
Respigo
As inscrições para a etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor (PSPE), que está na XI edição serão encerradas amanhã (18) e podem ser feitas no site do Sebrae. O prêmio tem como finalidade reconhecer e divulgar gestores, que tenham elaborado projetos implementando ações, que realmente apresentaram resultados comprovados para o desenvolvimento dos pequenos negócios +++ A frota de ônibus coletivo urbano de Porto Velho funcionou a “meio-pau” na última quarta-feira (16), porque os motoristas estavam em greve devido a atraso de salário. O povo usuário do sistema ficou perdido, porque não houve comunicado por parte da prefeitura e muito menos da empresa +++ Muita gente teve dificuldades para poder chegar ao trabalho e alunos nos colégios. E a paralisação não foi de 100%, porque o Ministério Público teria cobrado na Justiça a necessidade de cumprimento da Lei de Greve que exige funcionamento de ao menos 30% da frota.