Publicada em 15/02/2022 às 11h24
As eleições que vão definir os cargos para a diretoria da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) para o mandato de junho de 2022 a maio de 2026, acontecem de 18 a 28 de março, e o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) apoia a chapa “Unidos Por Uma Cassi Solidária”.
Os cargos em disputa são:
Diretoria de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento: Fernando Amaral Baptista Filho;
Conselho Deliberativo: Cristiana Silva Rocha Garbinatto (titular 1), Cláudio Alberto Fernandes do Nascimento (Suplente 1), Alberto Alves Júnior (Titular 2) e Gilmar José dos Santos (Suplente 2);
Conselho Fiscal: Fernanda Lopes de Oliveira (Titular 1) e Diusa Alves de Almeida (Suplente 1)
“O Sindicato apoia a chapa Unidos Por Uma Cassi Solidária pois ela representa a união das organizações sindicais e associações que representam os trabalhadores do Banco do Brasil que querem resgatar, na Cassi, a prioridade pelo atendimento. A atual diretoria da Cassi tem deixado muito a desejar nesta questão, e nessa pandemia isso ficou bastante evidente, com casos de até 24 horas de demora no atendimento. A demanda é grande, sabemos disso, mas se ela é grande, então que se aumente a oferta do serviço”, explica Cleiton dos Santos, diretor de Cultura, Esporte e Lazer do SEEB-RO e funcionário do Banco do Brasil.
Para ele, a atual gestão da Cassi tem feito movimentos no sentido de terceirizar os serviços de saúde, em vez de ter sua própria estrutura para atender a demanda do funcionalismo.
“O modelo que defendemos – o Saúde da Família – que é um programa de atendimento à saúde preventivo e que reflete positivamente na questão financeira (por conta dos custos mais acessíveis), tem sido preterido pela atual administração. É um modelo de gestão de saúde adotado – e que dá certo – em vários países do Primeiro Mundo, e que está sendo simplesmente desprezado. Ora, essa postura atende apenas aos interesses do banco que, por sua vez, não é questionado pelos atuais diretores eleitos. Eles não buscam cumprir o compromisso assumido em 2019”, acrescentou Cleiton.
“E por isso, entendendo que precisamos resgatar a Cassi para o próprio funcionalismo, estamos apoiando a Chapa Unidos Por Uma Cassi Solidária”, concluiu o dirigente.
Quatro chapas se inscreveram (o prazo foi até o dia 31 de janeiro) para concorrer aos mandatos. São elas: “Unidos por uma Cassi Solidária”; “Entre que a Casa é Sua”; “Cassi Independente” e “Mais União na Cassi”.