Publicada em 19/02/2022 às 08h59
Com as fortes chuvas que se abateram sobre Cacoal nas últimas horas, houve vários pontos de alagamentos e mais de 100 famílias estão desabrigadas. O prefeito Adailton Fúria determinou a mobilização de várias secretarias, coordenadorias e departamentos para prestarem socorro aos moradores em situação de maior risco.
Equipes da Defesa Civil, as secretarias de Obras, Assistência Social, Saúde, Planejamento, Administração, Gabinete e outros departamentos estão mobilizados no atendimento à população, seja na remoção de mudanças, alocação de abrigo temporário, ambulâncias, etc.
De acordo com balanço da Defesa Civil, os rios e córregos da cidade não estão suportando o alto volume das chuvas e transbordaram, inundando vários trechos e isolando alguns acessos. Motoristas, motociclistas e pedestres poderão ter a necessidade de buscar rotas alternativas.
Conforme o relatório da Defesa Civil, até o momento há informações de que aproximadamente 100 famílias foram desalojadas e vão precisar de ser transferidas para abrigos ou outros locais.
A Defesa Civil está alertando a população constantemente para que evite pegar pertences em casas alagadas com riscos de desabamento ou invadidas por forte correnteza. Documentos podem ser recuperados nos órgãos registrais e bens materiais poderão ser reconquistados no futuro, mas a perda de uma vida é irreversível.
A previsão é de alta significa nas próximas horas. Inclusive já está havendo vários pontos de alagamentos na cidade, com a água se sobrepondo a pontes e impedindo o tráfego em alguns trechos próximos ao Salgadinho, Pirarara e Itamarupá.
Quem trafega pela avenida Uirapuru também precisa de muita atenção, assim como quem trafega pela rua Leonardo da Vinci, no Bairro Jardim Saúde, além de outros bairros como Santo Antônio, Liberdade, Bairro Industrial, etc.