Publicada em 15/02/2022 às 13h51
A importância da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a função social dos profissionais que exercem a advocacia para o adequado funcionamento da Justiça e desenvolvimento da sociedade foram ressaltados pelo Ministério Público de Rondônia durante cerimônia de posse da nova composição da entidade no Estado, para o triênio 2022-2024, ocorrida na última segunda-feira, em Porto Velho.
Em solenidade realizada no Teatro Palácio das Artes, tomaram posse os advogados Márcio Nogueira, como presidente; Vera Lúcia Paixão, vice-presidente; Aline Silva Corrêa, Secretária-Geral; Larissa Teixeira Rodrigues Fernandes, Secretária-Geral Adjunta; Marcos Donizetti Zani; Tesoureiro, e Elton Sadi Fulber; Presidente da CAA.
Presente ao ato, o Subprocurador-Geral Jurídico do MPRO, Eriberto Gomes Barroso, falou sobre a relevância da cerimônia não apenas como momento de celebração, mas também como emblema de fortalecimento e maturidade da entidade que exerce funções essenciais à Justiça. “A Ordem dos Advogados do Brasil tem participação ativa na sociedade, em especial, na administração e promoção da Justiça”, afirmou.
Eriberto Gomes Barroso destacou a imprescindibilidade do papel do advogado como guardião da lei, do Direito e da sociedade, também destacando as atribuições da Ordem, de igual modo, na defesa da Constituição, da Ordem Jurídica, do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da Justiça Social. “A OAB atua visando à boa aplicação das leis, rápida administração da Justiça, aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, pontuou.
O integrante do MPRO fez referência às atribuições constitucionais das instituições que compõem o tripé da Justiça, cujas missões se harmonizam em favor da sociedade. “O objeto perseguido pela OAB é merecedor do apoio e respeito do Ministério Público e dos demais órgãos. Sua missão é digna de reconhecimento e exaltação. Não há dúvidas de que a Ordem dos Advogados do Brasil representa muito para a sociedade brasileira”.
Ainda na oportunidade, registrou a atuação exemplar da entidade no Estado, lembrando os esforços empreendidos para a manutenção da prestação de serviços na pandemia, lembrando as perdas irreparáveis sofridas durante a crise sanitária.
Ao final, parabenizou o grupo que agora ascende à chefia da OAB no Estado empenhando o apoio do Ministério Público em ações em favor da sociedade.
A solenidade de posse da OAB teve a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia; do Defensor Público-Geral do Estado, Hans Lucas Immich; da Juíza Auxiliar do Tribunal Regional do Trabalho, Fernanda Antunes Marques; do Corregedor do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Edilson Sousa Silva, e do Procurador-Geral do Estado, Maxwel Mota de Andrade.