Publicada em 04/02/2022 às 10h55
Uma tempestade de neve cortou o abastecimento de energia em mais de 350 mil casas nos Estados Unidos na quinta-feira (3), segundo as autoridades locais.
Nesta sexta-feira (4), escolas e universidades das regiões Sul e Nordeste suspenderam suas atividades pelo mau tempo.
Segundo a plataforma poweroutage.us, que acompanha a situação da rede elétrica no país, as quedas no fornecimento de luz ficaram concentradas no Tennessee, Arkansas, Texas e Ohio.
Os estados do Sul, como o Texas e Alabama, estão pouco acostumados com o frio intenso e são pouco preparados a estas condições extremas.
Um tornado que se formou no Alabama destruiu casas em uma área rural – uma pessoa morreu. Tornados no inverno são incomuns, mas podem ocorrer dependendo das condições atmosféricas.
Cancelamento de voos
Por conta do mau tempo, mais de 9 mil voos precisaram ser cancelados – a maior parte deles partindo de Dallas, no Texas, um importante hub regional.
O serviço online FlightAware.com, que rastreia a situação dos voos no país, consolidou os cancelamentos de quinta e seta-feira.
Além disso, na quarta-feira (2), com o início da tempestade, mais 2 mil voos já haviam sido suspensos na região pelas más condições.
O aeroporto de Dallas chegou a oferecer abrigo, alimento e cobertores para viajantes que acabaram presos durante a noite por conta dos cancelamentos.
Em um comunicado, a administradora do aeroporto disse que ao menos 700 viajantes passaram a noite no salão de embarque.
Frio no futebol
Doi jogadores da seleção de Honduras desistiram de jogar o segundo tempo das eliminatórias da copa contra os EUA por conta do frio extremo no estádio do Minnesota.
Os americanos levaram a melhor e marcaram três a zero contra o time visitante.
O mau tempo deve persistir na região enquanto a nevasca avança para o nordeste dos EUA pelo menos até sábado (5).