Publicada em 23/02/2022 às 15h07
Fomentum – Conforme nota na coluna de ontem (22) a Polícia Civil (PC), através da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado-(Draco1) e Delegacia de Combate à Corrupção-Decor desenvolveram a primeira parte da Operação Fomentum em Rondônia nos municípios de Porto Velho e Ouro Preto do Oeste para o cumprimento de trinta mandados de busca e apreensão. Estão sendo investigados repasses via emendas parlamentares à Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer-Sejucel, que não teriam sido aplicados corretamente e envolve duas entidades sem fins lucrativos (sic) com enormes prejuízos para os cofres públicos. A operação terá seguimento e certamente teremos o envolvimento de nomes conhecidos na política regional.
Lúpulo – O Estado do Paraná iniciou investida na produção de lúpulo, que, além de dar o sabor a cerveja ajuda a manter o padrão de qualidade com o amargor e o aroma. O Humulus lupulus começa a ganhar espaço na agricultura paranaense e a Universidade Federal do Paraná, em Palotina, segundo o site eletrônico “Alerta Paraná” comprovou a viabilidade do cultivo da planta em solo paranaense com o plantio já iniciado. O Lúpulo é produzido em larga escala na Europa e América do Norte. No último sábado (19) ocorreu o lançamento da cerveja Pork Bieer com apoio da Luputecnia, empresas de Toledo. O Paraná e o Brasil, segundo o professor Alessandro Jeferson Sato, que coordena o projeto possuem clima e solo propício ao cultivo. Provavelmente em breve teremos o plantio da Humulus lúpulos em Rondônia, Estado que já é referência na produção de soja e milho.
Governador – O assunto predominante na política regional é a sucessão estadual. Em outubro próximo o eleitor brasileiro irá às urnas para escolha de o presidente da República, governadores e seus respectivos vices; uma das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, além dos deputados estaduais e federais. Em Rondônia três nomes de considerável poderio eleitoral cotados como pré-candidato à sucessão estadual já estariam fora. O ex-governador Ivo Cassol (PP), sempre citado como favorito para retornar ao cargo seria “carta fora do baralho”, porque não conseguiu resolver pendências judiciais, que o deixaram inelegível. É favorito, mas se concorrer com liminar não terá chances.
Governador II – O senador Confúcio Moura (MDB) anunciou há dias, que não irá disputar o cargo de governador do Estado, que ele ocupou durante dois mandatos seguidos e renunciou em abril de 2018, para concorrer a uma das duas vagas, na época, para o Senado, e se elegeu. Confúcio sempre foi de “empurrar com a barriga” decisões relacionadas ao seu futuro político e, o seu anúncio com antecedência de cerca de 5 meses das convenções (20 de julho a 5 de agosto) abrindo mão de concorrer ao governo do Estado coloca os adversários em estado de alerta. Muitos apostam, inclusive amigos mais próximos, que ele poderá rever a situação, dependendo de como chegará o grupo de pré-candidatos a governador até o período das convenções. Como em política não há “Sim” que perdure e nem “Não” que permaneça...
Governador III – Eleito como o senador mais bem votado em Rondônia nas eleições gerais de 2018, com 324.939, mais de 94.000 votos à frente de Confúcio (230.361), um líder político já consolidado, o jovem Marcos Rogério, presidente regional do PL também está cotado como pré-candidato à sucessão estadual. Como Rogério foi fundamental na CPI da Covid-19 no Congresso Nacional, na defesa do presidente Jair Bolsonaro, um dos assuntos predominantes na esfera federal é a possibilidade de o senador ocupar um ministério. A expectativa, é que no mínimo 11 ministros deixarão os cargos para disputar as eleições de outubro próximo. Caso a previsão de Rogério ministro se consolide, o que é bem provável, o governador Marcos Rocha, presidente regional do União Brasil, pré-candidato à reeleição teria somente o presidente do diretório estadual do PT, ex-deputado Anselmo se Jesus, como adversário de ponta. E Rocha vem acelerando as ações de governo.
Respigo
Publicação no “Diário Oficial” eletrônico da Assembleia Legislativa (Ale) no início da semana trouxe decreto de ponto facultativo na segunda-feira (28) e na Quarta-Feira de Cinzas (2). Como terça-feira (1º) é feriado (Carnaval) a normalização do expediente na Ale-RO só retornará na quinta-feira (3) +++ Uma valeta no cruzamento das rua 22 de Julho com a avenida Chiquilito Erse, imediações do Colégio Tiradentes, que aumentou, após o bom trabalho de recape executado na avenida pela Secretaria de Obras (Semob), de Porto Velho está complicando o já difícil trânsito no local. Com o recape a valeta ficou mais funda e não há como passar sem atravessar o veículo, manobra mais difícil quando se está carregado +++ Muitos motoristas estão utilizando as calçadas para evitar a valeta e não danificar o veículo. O local precisa de uma adequação urgente pela Semob +++ Os bancos fecham na sexta-feira (25) e só reabrirão na Quarta-Feira de Cinzas (2). Mesmo assim no horário das 12h às 15h, por isso, quem utiliza muito as agências bancárias devem antecipar os negócios.