Publicada em 22/02/2022 às 12h30
Projeto ocorre de forma remota nas redes sociais da Funcultural“Papo Cultura - Live Cast”. Este é o mais recente projeto lançado pela Prefeitura de Porto Velho para promover a divulgação das atividades de interação e integração artística. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, das 9h30 às 10h30, pela rede social da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural). A apresentação do programa é de responsabilidade do diretor de Patrimônio da Funcultural, Altair dos Santos, o "Tatá", e co-apresentado por Eudes Galdino, diretor do Departamento de Cultura do órgão.
"O intuito da Fundação Cultural é abrir uma linha de comunicação, um link entre quem faz a atividade pública e quem faz cultura como, por exemplo, o artista, o produtor, para que a informação possa chegar à ponta. O artista aqui tem um espaço para que possa falar sobre sua obra, seu projeto, dizer de sua expectativa e que mostre as suas qualidades culturais”, comenta Tatá.
CONVIDADAS
A primeira convidada do projeto foi Siça Andrade, presidente do bloco carnavalesco Banda do Vai Quem Quer (BVQQ). Na ocasião, a conversa tratou sobre a não saída do bloco em 2022 em virtude da pandemia e sobre os impactos econômicos que isso provoca.
Edital para credenciamento de artistas fica aberto até o dia 23 de fevereiroSiça deixa claro na entrevista que, a maior preocupação da BVQQ é com a saúde do folião local e àqueles que vêm à capital exclusivamente para se divertir, além da possibilidade de ampliar os índices de infecções por covid-19 não é bem vista pela diretoria do maior bloco carnavalesco local com 40 anos de tradição.
“Todos os blocos terão de fazer um novo planejamento, buscar inovações para que consigam sobreviver e permanecer neste período de pandemia. Eu pretendo a partir do meio do ano (junho/julho) começar a trabalhar no Carnaval 2023 desde que a gente veja que a pandemia está sendo cessada e que a possibilidade de desfile seja um percentual bem maior”, comenta a presidente.
Para Siça, é preciso trabalhar na busca de apoio e patrocinadores para promover a inovação nos projetos. “Os próximos carnavais serão de muitas mudanças e é preciso se preparar para sair na avenida. Espero que em 2023 a gente consiga sair com muita saúde e segurança”, fala da expectativa.
A transmissão ainda contou com a participação da poetisa Maria de Nazaré, que falou sobre o compromisso assumido pela Funcultural em reforçar ainda mais a divulgação da cultura local. Ela teve a oportunidade de declarar dois poemas de sua autoria.
INFORME
A Funcultural está com edital aberto, até o dia 23 de fevereiro, para o credenciamento de artista solo ou grupo artístico para atuar na programação anual da Funcultural no exercício/2022 com atividades remuneradas (cachês). Informações pelo site.
AGENDA CULTURAL
Os promotores de eventos culturais e locais com atividades poderão enviar a agenda e programação pelo telefone (69) 9 9299-2213 (WhatsApp). A divulgação é gratuita.